Votação da OAB-PR ocorre no Expo Renault Barigui.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Os 68 mil advogados do Paraná escolhem nesta quinta-feira (22) a nova direção da seção regional da OAB. Duas chapas concorrem no pleito: a tradicional XI de Agosto, de situação, contra a oposicionista Algo Novo na OAB, construída por um conjunto de lideranças políticas ligadas ao PT e outros partidos de esquerda.

CARREGANDO :)

LEIA MAIS: Chapa de líderes de esquerda dá tom político para a eleição da OAB-PR

EDITORIAL: O futuro da OAB-PR está em jogo

Publicidade

As urnas foram abertas às 9 horas e a votação prossegue até 17 horas, em 91 pontos espalhados pelo estado. A eleição também ocorre para as 48 subseções da Ordem. A previsão é de que o resultado seja divulgado até as 21 horas.

Em Curitiba, o único local de votação é o Expo Renault Barigui, que conta com 70 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Para facilitar o acesso, ônibus fazem o trajeto até o parque, de meia em meia hora, saindo da sede da OAB, no Ahú, e do Edifício Maringá (na rua Cândido Lopes, em frente à Biblioteca Pública do Paraná).

 

Para os advogados inscritos na OAB-PR o voto é obrigatório, conforme determinado pelo Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da própria Ordem dos Advogados do Brasil.

A estimativa é de que mais de 50 mil profissionais ativos compareçam aos locais de votação, 24,2 mil em Curitiba e 29,7 mil no interior do estado. Só podem participar, entretanto, aqueles que estejam em dia com a anuidade; o prazo para a quitação encerrou em 23 de outubro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM : O Paraná que ainda queremos (artigo de José Lucio Glomb, publicado em 9 de setembro)

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

É preciso justificar a ausência

Os advogados que não puderem comparecer deverão justificar a ausência, procedimento que pode ser feito por meio do Portal das Eleições da OAB Paraná. Na página também é possível consultar o local de votação designado a partir da comunicação do número de inscrição profissional.

Com o processo serão preenchidos 844 cargos: os postos do conselho seccional e a diretoria, também as vagas no Conselho Federal, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e as diretorias das 48 subseções ou dos conselhos subseccnionais.