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Contrato publicitário do Banco do Brasil pode chegar a R$ 2,5 bilhões. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Contrato publicitário do Banco do Brasil pode chegar a R$ 2,5 bilhões.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A escolha das agências que vão cuidar da conta publicitária do Banco do Brasil está sob suspeita. A Multi Solution, empresa sem nenhuma experiência no setor público, desbancou algumas das maiores agências do Brasil e foi a principal vencedora da disputa. A denúncia foi publicada nesta terça-feira (25) pelo jornal Folha de S.Paulo, que antecipou o resultado da licitação. Na semana passada, ao ser informada sobre qual seria a ganhadora entre as 14 concorrentes, a reportagem publicou um anúncio cifrado e também registrou o caso em cartório. A abertura das propostas aconteceu na segunda-feira (24) e confirmou a Multi Solution, juntamente com outras duas empresas, como as vencedoras do contrato de R$ 500 milhões ao ano e que pode ser prorrogado ao longo de cinco anos, chegando a R$ 2,5 bilhões.

O resultado deixou em polvorosa o mercado publicitário brasileiro. E também mexe com o setor no Paraná. Uma das três agências responsáveis até então pela conta do Banco do Brasil é a Master, de Curitiba. O diretor-presidente Antônio Luiz de Freitas disse ter recebido o resultado com surpresa e que vai esperar a divulgação oficial de todas as propostas com as respectivas análises, marcada para acontecer nesta quarta-feira (26), para aí decidir se irá recorrer do resultado da licitação, em que ficou em quarto lugar. Em vários momentos, desde 1994, a Master cuida da conta publicitária do Banco do Brasil. “São 17 anos de expertise na área bancária”, comenta Freitas. A última licitação foi vencida em 2011 e desde então a agência era uma das três empresas responsáveis pela propaganda do banco estatal.

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Outro lado

À Folha, o Banco do Brasil respondeu que a licitação obedeceu a critérios técnicos e a agência vencedora negou qualquer tipo de favorecimento. Com experiência no setor privado, tendo atendido contas como Itaipava e TNT, a Multi Solution nunca havia vencido uma licitação. A empresa alcançou 91,58 dos 100 pontos possíveis e ficou quase seis pontos à frente da segunda colocada. As empresas enviaram propostas de planos de comunicação e também comprovações de que conseguiriam atender as demandas do banco.

Atualização

O Banco do Brasil emitiu nota informando que abriu uma auditoria interna e suspendeu a licitação até que seja investigado se houve favorecimento durante a escolha das empresas publicitárias.

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