A semana na política do Paraná promete ser quente. Após meses de indefinição, o governador Beto Richa (PSDB) anuncia que renuncia ao cargo para poder ser candidato ao Senado, conforme antecipou o blog Caixa Zero. Além disso, um encontro bombástico pode ocorrer na capital do estado. Na quarta-feira (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) estarão em Curitiba.
Veja a agenda e programe-se para acompanhar os principais fatos políticos do estado ao longo da semana:
Segunda-feira (26)
A decisão de Richa
Após finalizar conversas com partidos durante o fim de semana, Richa garantiu que finalmente vai dizer se conclui o mandato ou deixa o cargo para disputar o Senado. A vice Cida Borghetti (PP) deve assumir o Palácio Iguaçu a partir de 7 de abril.
Terça-feira (27)
Agepar sob novo comando
A Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa sabatina Omar Akel. Atual presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), ele foi indicado por Richa para presidir a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), entidade encarregada de fiscalizar as concessões de rodovias, o transporte intermunicipal de passageiros e os serviços de água, esgoto e gás.
“Escola sem Partido”
Depois de a sessão cair por falta de quórum e, no dia seguinte, ser suspensa pela morte do ex-deputado Luciano Pizzatto, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa finalmente deve votar o projeto “Escola Sem Partido”. A promessa é de muita polêmica.
Nova gratificação aos magistrados
Também na CCJ da Assembleia Legislativa, os deputados começam a analisar o não menos polêmico projeto que pretende gratificar com até um terço a mais do salário magistrados que exercem funções além dos julgamentos, como é o caso de diretores de fóruns e integrantes de comissões. A proposta do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) vai custar R$ 2,211 milhões por ano aos cofres públicos.
Operação Integração
A equipe da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) deve oferecer uma nova denúncia à Justiça Federal do Paraná com base nos elementos colhidos na Operação Integração, deflagrada no mês passado. A investigação apura o pagamento de propina na concessão de rodovias no estado.
Quarta-feira (28)
Presidenciáveis em Curitiba
Em andanças de pré-campanha pelo país, Lula e Bolsonaro podem se cruzar em Curitiba. O petista passará por Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu na segunda, Quedas do Iguaçu e de Laranjeiras do Sul na terça e encerra o tour pelo estado no dia seguinte, na capital. Já Bolsonaro chega em Curitiba no mesmo dia, segue para Ponta Grossa e volta à capital na quinta para um almoço por adesão no tradicional Restaurante Madalosso.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas