Perto de atingir a casa de 1 milhão de inscritos em partidos políticos, O Paraná registrou a queda de participação partidária em apenas três das 30 legendas com participação no estado. Como mostram os dados disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral, PT, PCB e PSTU – todas legendas ligadas à esquerda – perderam filiados no último ano.
O PSTU foi o que registrou a maior queda proporcional. Sete filiados deixaram a legenda, o que significou uma redução 3,1% . Em números absolutos, o PT foi a legenda que mais perdeu filiados no Paraná: são 616 petistas a menos. A redução não chega nem a 1% do quadro de filiados da legenda no estado – que hoje soma 78.026 integrantes –, porém é mais uma queda no número de correligionários. Mesma situação foi vivida em 2006, 2009, 2011 e 2015.
Descrença na política? Parece que não! Número de filiados bate recorde no Paraná
No quadro nacional, nenhum dos 30 partidos avaliados na reportagem registrou queda no número de filiados entre 2016 e 2017. Porém, foram justamente o PT, o PCB e o PSTU que tiveram o menor crescimento proporcional de seus quadros. Nos três casos, os partidos ampliaram seus quadros em menos de 0,5%.
Confira esses e outros números nos gráficos abaixo:
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano