O Jardim Botânico de Londrina tem uma barragem.| Foto: Carllos Bozelli / Arquivo Jornal de Londrina

Um relatório divulgado nesta terça-feira (10) pela Agência Nacional de Águas (ANA) indica que 25 barragens estão com estruturas comprometidas e, portanto, sujeitas a rompimento. Entre as represas avaliadas, a maioria fica no Nordeste do Brasil e apenas uma no Paraná. Trata-se da barragem que fica dentro do Parque Jardim Botânico, em Londrina, e que é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

CARREGANDO :)

José Luiz Scroccaro, coordenador de recursos hídricos da Sema, admite que foram encontradas fragilidades na represa, mas destaca que não há motivos para preocupações. Segundo ele, não há residências à jusante (abaixo da represa) e a estrutura é de pequeno porte, com 6 mil metros cúbicos.

Scroccaro afirma que, em abril, durante um período intenso de chuvas, a represa chegou a transbordar. A passagem pelo talude (aterro feito para segurar a represa) foi interditada. Desde então, teria iniciado o processo para a realização de obras de reforço. A previsão é de que sejam contratadas em breve e executadas até o final do ano.

Publicidade

O relatório

O levantamento feito pela ANA é referente ao ano de 2016. Ou seja, anterior aos problemas que foram evidenciados com a chuva de abril de 2017.

De acordo com o relatório, o risco de rompimento foi categorizado como médio e o dano potencial associado (DPA) foi considerado alto. A partir do desmoronamento da barragem em Mariana (MG), em 2015, a fiscalização foi intensificada.