• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

As audições para a seleção dos novos bailarinos do Balé do Teatro Guaíra começam nesta segunda-feira (10) e vão até sexta-feira (14). Os testes serão realizados pela manhã e à tarde, nas dependências do Centro Cultural Teatro Guaíra, no centro de Curitiba. São 23 vagas imediatas e mais 20 para cadastro de reserva. 123 bailarinas e 89 bailarinos se inscreverem para as audições.

O Balé do Teatro Guaíra está com as atividades paralisadas desde o fim de fevereiro, quando o Governo do Paraná exonerou todos os bailarinos. O Estado cumpria, na ocasião, uma decisão de julho de 2016 do Tribunal de Justiça, que determinava a demissão dos funcionários do Balé do Teatro Guaíra e da Orquestra Sinfônica. Eles foram contratados após uma mudança na lei feita durante o governo de Roberto Requião (PMDB) em 2003, que tornava legal a contratação de comissionados para cargos artísticos, algo inconstitucional.

O TJ determinou a extinção dos cargos, com a consequente demissão dos músicos e bailarinos. Em maio deste ano, o Governo lançou o edital para contratação do novo quadro de bailarinos do Teatro Guaíra. As audiências serão realizadas ao longo desta semana pela Palco Paraná, a entidade paraestatal que gere o Guaíra desde 2014. Os testes terão quatro etapas: aula de contemporâneo, técnica clássica, repertório e improviso.

A banca examinadora será formada por Cristiane do Rocio Wosniack, bacharel e licenciada em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Ângela Nolf, ex-bailarina do National Ballet de Israel e diretora artística do Balé Ópera Paulista, e Suzana Mafra, formada em Dança Clássica, Moderna, Primitiva, em Iniciação Musical e História da Música.

Também foram contratados professores que darão aulas de técnica clássica e de dança contemporânea, além do coreógrafo Luiz Fernando Bongiovani para a criação de um trecho de repertório exclusivo para a audição, para melhor compreensão das coreografias e a adequação do candidato à linguagem artística que a companhia adotará.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]