Maria da Penha Maia Fernandes, símbolo da luta contra a violência à mulher, estará em Curitiba nesta quinta-feira (22) para participar do lançamento do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Paraná.
O evento acontece às 19 horas no Teatro Guaíra e também conta com uma apresentação da ópera Carmen, que conta o caso de uma cigana com o soldado Don José, e do repentista Tião Simpatia, que estará acompanhado do grupo Mestiça.
O núcleo tem por objetivo tornar o atendimentos às mulheres em situação de violência doméstica e familiar no estado mais abrangente e estratégico, além de garantir as condições necessárias para que elas enfrentem e superem a violência sofrida. Contudo, as ações judiciais do núcleo ficará restrita a demandas coletivas ou individuais de maior repercussão.
LEIA MAIS: Senado aprova pena maior para feminicídio que for divulgado na internet
De acordo com a defensora pública Eliana Tavares Lopes, coordenadora do Pró-Mulher - Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, o núcleo deve desenvolver um plano de atuação com frentes de trabalho, envolvendo “o enfrentamento à violência de gênero, não só doméstica ou em relações íntimas, a defesa dos direitos das mulheres encarceradas, grávidas ou não, com ou sem filhos, mulheres trans, lésbicas e bissexuais, o enfrentamento à violência obstétrica, direito à doulagem, dentre inúmeros outros direitos das mulheres, como as liberdades em geral, saúde e educação”.
Atualmente, a Defensoria oferece atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar na Casa da Mulher Brasileira, onde também atuam outras instituições. A equipe presta assistência jurídica integral e gratuita, além de proporem medidas protetivas e ações relacionadas à situação concreta, como divórcio e guarda dos filhos.
Serviço
O que: Lançamento do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Paraná
Quando: Dia 22 de março de 2018, às 19 horas
Local: Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971 - Centro, Curitiba - PR)
Ingressos: 1 kg de alimento ou um produto de higiene pessoal feminino
Auditoria no Fies e Prouni expõe inadimplência de 51% e saldo devedor de R$ 109 bilhões
Pacheco deixou engatilhado novo Código Civil um dia antes de fechar mandato
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Davi Alcolumbre e Hugo Motta vão enterrar o PL da Anistia?
Deixe sua opinião