Com a concordância da governadora Cida Borghetti (PP) em antecipar a transição de gestão no Paraná, o governador eleito Ratinho Junior (PSD) oficializou as indicações dele para comandar o processo. O grupo será chefiado pelo ex-ministro Reinhold Stephanes, que coordenou o plano de governo de Ratinho.
Apesar de o decreto da transição prever a nomeação de cinco representantes do atual governo − veja os representantes de Cida − e cinco da futura gestão, informalmente outros aliados de Ratinho também farão parte da equipe.
Saiba quem irá trabalhar em nome do governador eleito, a partir da próxima segunda-feira (19):
Reinhold Stephanes
Foi o coordenador do plano de governo de Ratinho e é o nome com maior participação nos governos federal e estadual. Em Brasília, passou por gestões que vão da ditadura militar até do ex-presidente Lula, como ministro da Agricultura, do Trabalho e da Previdência. No Paraná, trabalhou com os ex-governadores Roberto Requião (MDB) e Beto Richa (PSDB), adversários políticos. Elegeu-se deputado federal por seis vezes.
João Carlos Ortega
Ex-vereador e ex-vice-prefeito de Jandaia do Sul, cidade natal de Ratinho, é o braço direito do governador eleito. Foi diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano na gestão de Ratinho e assumiu o comando da pasta por sete meses, quando o político do PSD voltou para a Assembleia Legislativa. É cotado para ser o chefe de gabinete da governadoria em 2019.
Norberto Ortigara
Foi o coordenador político da campanha de Ratinho. Acompanhava o ex-governador Beto Richa (PSDB) desde quando o tucano estava na prefeitura de Curitiba. Foi secretário municipal de Abastecimento e, depois, com a eleição de Richa para o governo do estado, assumiu a Secretaria da Agricultura, da qual é funcionário de carreira desde 1978. Em abril deste ano filiou-se ao PSD, partido de Ratinho, e foi cogitado para ser vice, vaga que ficou com Darci Piana.
Wilson Lipski
Foi diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano nos dois últimos mandatos de Roberto Requião (MDB) e assumiu o comando da pasta na curta gestão de Orlando Pessuti. Quando Ratinho esteve à frente da secretaria, foi superintendente do Paranacidade.
Priscila Brunetta
Advogada especializada em Direito Empresarial pela FGV, atuou no Porto de Paranaguá e Antonina por um ano, entre 2011 e 2012. Depois, foi gerente da Assessoria de Governança Corporativa e Compliance da Sanepar. Atuou na empresa entre 2012 e metade deste ano. Com a atuação de referência da companhia na Lei das Estatais, fez algumas contribuições ao plano de governo de Ratinho. Integra a Comissão Jurídica do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Quem são os nomes informais na equipe de transição de Ratinho
Além desses cinco nomes formais, no limite do que prevê o decreto da transição, também auxiliarão o grupo:
- O deputado estadual Guto Silva, provável chefe da Casa Civil em 2019
- Claudio Stabile, ex-diretor de Administração e Finanças do Paranacidade
- Nildo Lübke, ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia
- Heraldo Neves, atual secretário de Administração e Recursos Humanos da prefeitura de Curitiba
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Dois anos que exigirão uma longa reconstrução
Quem é Evelyn Matthei, candidata de direita que pode se tornar a nova presidente do Chile
Crime organizado: 23 milhões de pessoas estão em áreas dominadas por 72 facções e milícias
Deixe sua opinião