O julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) trouxe o pior dos cenários para o petista: condenação por unanimidade, majoração da pena, prisão mais próxima e chances pequenas de ser candidato a presidente.
No Paraná, berço da Operação Lava Jato e terra da presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, o assunto dominou o cenário político. Veja a repercussão do julgamento entre algumas das principais lideranças do estado:
Zeca Dirceu (PT), deputado federal e filho do ex-ministro José Dirceu
“Esse era um resultado previsto. A fala dos três desembargadores deixou muito claro que eles recorreram a artifícios sem base legal para condenar o Lula. Não disseram quais são as provas. Mas isso não muda em nada a intenção de que o Lula seja candidato a presidente. Se eles achavam que iam sepultá-lo, o efeito foi o contrário. Vai aumentar em grande parte da população a disposição de que o Lula dispute a eleição.”
Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná
“Não se condena ninguém sem elementos contundentes de provas. Esta decisão demostra a isenção dos desembargadores, que não se fixaram no clamor da sociedade, mas sim no exercício da plena segurança jurídica com a decisão.”
Roberto Requião (PMDB), senador
“Enquanto Temer ‘vende o Brasil’ em Davos, o Judiciário, em Porto Alegre, pretende eliminar a candidatura trabalhista e nacionalista de Lula. Brasileiro, esqueça suas contradições e discordâncias com o PT − eu também as tenho e sempre foram públicas −, mas o momento é de unidade pela nossa soberania e manutenção do estado social no nosso Brasil. Vamos unir o país contra o entreguismo e a escravização de nosso povo.”
Rubens Bueno (PPS), deputado federal
“Esta sentença mostra que ninguém está acima da lei. A decisão mostra que Lula chefiou a maior organização criminosa que chegou ao poder central para se beneficiar dele. Este julgamento demonstra ainda que o Brasil está sendo passado a limpo. Hoje, a Justiça dá um claro recado para quem está ou pretende ingressar na vida pública, que os agentes públicos e políticos precisam primar pelo sentimento republicano.”
LEIA TAMBÉM: PT chama julgamento de “farsa” e reafirma que Lula será candidato nas eleições
Gleisi Hoffmann, senadora e presidente nacional do PT
“O resultado do julgamento, com votos claramente combinados dos três desembargadores, configura uma farsa judicial. São os mesmos setores que promoveram o golpe do impeachment em 2016. Não vamos aceitar passivamente que a democracia e a vontade da maioria sejam mais uma vez desrespeitadas. Vamos lutar em defesa da democracia em todas as instâncias, na Justiça e principalmente nas ruas. Vamos confirmar a candidatura de Lula na convenção partidária.”
Delegado Francischini (SD), deputado federal
“Este julgamento decretará o ‘fim de Lula’. A organização criminosa petista perde o grande ‘Capo’. Depois desta paulada, vem as outras ‘cabeças da Hydra’ nos partidos agregados ao crime! Cadeia sem Lula é fraude! E com direito a algemas nos braços e pernas. Sem mimimi.”
Enio Verri (PT), deputado federal
“Se o tríplex é do Lula, cadê a prova? O Ministério Público, que deveria ser o guardião do regime democrático, como manda a Constituição, chegou ao cúmulo de censurar a academia por dele discordar. Seguiremos em defesa da democracia e de Lula.”
LEIA MAIS: “Tenho certeza absoluta que não cometi nenhum crime”, diz Lula
Pedro Lupion, deputado estadual e presidente do DEM do Paraná
“A síntese é a vitória da justiça sobre a prepotência da impunidade de um sujeito que se achava inatingível. Um partido que destruiu esse país está começando a ver que as leis são para todos, e os brasileiros podem ter orgulho da sua democracia, que hoje sai ainda mais forte do TRF-4.”
LEIA MAIS: Condenação de Lula leva internet à loucura com a hashtag “molusco na cadeia”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas