Prefeitura prevê mudanças que vão além da já prometida renovação da frota.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Em meio aos entraves no transporte coletivo de Curitiba que não permitem nem a renovação contratual da frota, pode parecer difícil imaginar mudanças, inovações e benfeitorias no sistema. Entretanto, no Plano Plurianual (PPA) enviado à Câmara de Curitiba, o prefeito Rafael Greca (PMN) e sua equipe parecem confiar na retomada da qualidade do sistema. No plano que vai nortear os investimentos e ações municipais para o período 2018-2021, a prefeitura prevê mudanças que vão além da já prometida renovação da frota.

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Wi-fi nos terminais

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Prometida pela gestão anterior, a implantação de sinal gratuito e aberto de internet sem fio nos terminais do transporte coletivo não chegou a ser implementada. A promessa da prefeitura era de que até 2016 seis terminais teriam wi-fi para uso dos passageiros. Em agosto do ano passado, a rede foi disponibilizada no terminal do Capão Raso, mas, conforme apurado pela reportagem da Gazeta do Povo, o sistema não funciona. No novo PPA, Greca retomou a promessa de instalar wi-fi em seis terminais de Curitiba.

Novos terminais

Outra medida proposta pela atual gestão é a construção de dois novos terminais de transporte: Tatuquara e Central. Atualmente a cidade tem 23 terminais onde é possível fazer a integração com outras linhas sem que seja necessária a compra de uma nova passagem.

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Aumento dos pontos de venda de créditos para o Cartão Transporte

Quando a prefeitura determinou que nos micro-ônibus de Curitiba a tarifa só poderia ser paga no cartão transporte, ficou evidente que a estrutura de venda dos cartões e dos créditos na cidade era insuficiente. Atualmente, considerando terminais, bancas e a sede da Urbs, há 19 pontos de recarga na cidade. A nova meta é chegar a 50 dos pontos de venda ainda em 2017.

Catraca com reconhecimento facial

Outra promessa ainda não cumprida no transporte coletivo é a realização de uma licitação para o sistema de bilhetagem dos ônibus. Fruet havia prometido fazer até o fim de sua gestão, e não o fez; a nova gestão prometeu fazer até abril de 2017, o que também não aconteceu. Pela promessa do PPA, independentemente da solução administrativa que será dada à questão, as novas catracas deverão ter sistema de reconhecimento facial. A tecnologia é vista como uma forma eficaz de combater fraudes nas gratuidades, quando muitos passageiros acabam usando o cartão de isento de terceiros para acessarem os ônibus.

Mudanças nos tubos

Apesar de serem o grande ícone do transporte coletivo de Curitiba, as estações tubo enfrentam duas críticas recorrentes por parte dos passageiros e dos cobradores: a falta de conforto térmico – no inverno é muito frio e no verão é muito quente – e a falta de banheiros. Essas duas medidas, inclusive, foram determinadas pelo Tribunal Regional do Trabalho. O PPA não dá maiores detalhes, mas prevê a implantação dessas melhorias nas estações tubo.

Implantação do Ligeirão Norte-Sul

Desde 2014 a canaleta por onde trafegam os ônibus a linha Santa Cândida – Capão Raso já está pronta para receber os veículos que farão a linha Ligeirão Norte-Sul. As obras de desalinhamento nas estações foram feitas para permitir a ultrapassagem dos novos ônibus – que fariam a mesma linha, mas com um número menor de paradas. Para isso, entretanto, a cidade precisaria comprar novos ônibus para circular no trecho, o que não aconteceu. A proposta foi feita novamente no PPA e a prefeitura já tenta articular formas de viabilizar a operação.

Inter 2 mais rápido e com mais passageiros

Na série de propostas da prefeitura há algumas medidas previstas para melhorar a linha Inter 2. O objetivo da prefeitura é aumentar em 27% o número de passageiros transportados na linha e aumentar também a velocidade média dos veículos da linha, elevando de 22,3km/h para 25km/h. Para isso está prevista a retomada do projeto de dois binários em vias por onde a linha circula. Pelo projeto, um deles será no bairro Cristo Rei, formado pelas ruas Padre Germano Mayer e Camões; e o outro será composto pelas ruas Olga Balster e Nivaldo Braga, no Cajuru.

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Ampliação da Frota

A promessa de renovação da frota, além de ter sido o principal argumento da prefeitura para o reajuste da tarifa do transporte, também está expressa como meta no Plano Plurianual. Pelo documento, além de renovar a frota, a prefeitura demonstra a intenção de fazê-lo no sentido de reduzir as emissões de poluentes. No documento, está prevista, até 2020, a compra de 136 ônibus com baixa emissão de carbono.