
Principal delator da Operação Quadro Negro, o dono da Construtora Valor, Eduardo Lopes de Souza , parabenizou o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), pela condução da votação do “pacotaço”, em 29 de abril de 2015. O episódio – que ficou conhecido como “Batalha do Centro Cívico” – terminou com mais de 237 feridos, depois que manifestantes foram reprimidos pela Polícia Militar (PM), ao tentar entrar na Assembleia. Além disso, o empreiteiro ironizou o impacto do confronto à carreira política do então governador Beto Richa (PSDB).
LEIA MAIS: STF transfere investigação da Quadro Negro para a Justiça do Paraná
O laudo do iPhone de Lopes de Souza – aprendido pelas autoridades – mostra que na noite de 29 de abril, o empresário acessou notícias sobre a votação do “pacotaço” e sobre o confronto. Em seguida, às 22h37, ele enviou uma mensagem ao presidente da Assembleia. “Traino [Traiano] foi firme!! Parabéns!”. O deputado apenas agradeceu: “Obrigado”.
Ademar Traiano conduzia a votação do “pacotaço” na Assembleia Legislativa, que estava isolada por tropas da PM. Cerca de 20 mil manifestantes tentaram entrar no prédio, mas a polícia reagiu, iniciando o confronto. Do plenário, deputados chegaram a sugerir a interrupção da sessão, mas Traiano insistiu: “Vamos votar! As bombas são lá fora!”.
As principais notícias da política paranaense no seu celular
Receba uma seleção com as principais notícias de segunda a sexta-feira.
Política paranaense
Entrar no grupoLembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Política paranaense
Assinar NewsletterReceba por e-mail as principais notícias da política paranaense e análises de João Frey. Clique em "Assinar" e depois escolha "Política Paraná"
Política paranaense
Cadastre-seImpacto para Richa
Após cumprimentar Traiano pela “firmeza” na votação, Lopes de Souza compartilhou em um grupo de WhatsApp um link de reportagem sobre a “Batalha do Centro Cívico”. O dono da Valor e outro participante do grupo ironizaram os eventuais impactos que o episódio poderia causar à carreira de Richa.
Participante X: “O Beto já comprou a casa em Miami!!! Aqui já era”
Lopes de Souza: “Kkk já era pra nós!!! Ele vai pra Miami”
Participante X: “gastar kkk”
Participante X: “Os 8 bi [bilhões]”
Lopes de Souza: “kkkk”
Participante X: “Vcs já viu o filho do requiao [Requião]”
Participante X: “O guri é pior que o pai!”
Lopes de Souza: “Vai ser ministro do aecio [Aécio Neves (PSDB)]!!!! Kkkk”
Impactos à educação
A Quadro Negro apontou o desvio de mais de R$ 20 milhões de recursos que deveriam ser aplicados na construção ou reforma de escolas estaduais. Pelo esquema, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) liberava pagamentos às construtoras a partir de medições fraudulentas, que atestavam que as obras estavam em estágio mais avançado do que elas, efetivamente, se encontravam.
LEIA MAIS: Conversa indica ingerência de Traiano em pagamentos a empreiteiras na Quadro Negro
Segundo a delação de Lopes de Souza, parte do dinheiro abasteceu campanhas políticas, entre as quais a do ex-governador Beto Richa (PSDB). Ele também implicou outros políticos, como os deputados Traiano, Valdir Rossoni (PSDB), e Plauto Miró (DEM). Os citados negam irregularidades.
Deixe sua opinião