Professor Piva subiu o tom nas ironias e ataques contra os adversários.| Foto: Denis Ferreira Netto/Gazeta do Povo

Professor Piva (PSol) roubou a cena e protagonizou os momentos mais quentes no debate dos candidatos ao governo do Paraná, realizado na noite de sexta-feira (28), pela RIC TV. Bem atrás nas pesquisas – e talvez por isso – o candidato partiu para o ataque, sempre lançando mão de recursos carregados de ironias e de tiradas bem humoradas. Os principais alvos foram Ratinho Junior (PSD) e Cida Borghetti (PP), que fizeram parte da gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB) – que recentemente se viu envolvido em esquemas de corrupção e chegou a ser preso.

CARREGANDO :)

“Todos estão prometendo mudança: Ratinho, Cida. Não duvide. Sai a família rica do Beto Richa e entra a família rica deles”, disse o candidato do PSol.

LEIA TAMBÉM:MPF pede prisão preventiva de irmão de Richa e outros oito investigados

Publicidade

Primeiramente, Piva voltou suas ironias a Ratinho Junior, comparando o candidato do PSD a Neymar, por “viver se jogando, fugindo de responder” às questões a fundo. O professor também mencionou eleições passadas, quando o apresentador Ratinho, do SBT, classificou Richa de “cueca de seda”, em razão da origem do tucano. “O senhor veja que tristeza, não é? A língua é o chicote do corpo. Hoje você incorpora isso que seu pai cunhou para um adversário”, disse Piva.

No segundo bloco, o professor do PSol tirou Ratinho Junior do sério, ao comentar a recente prisão de Richa – no âmbito da Operação Rádio Patrulha. Piva sugeriu que o oponente teria recebido dinheiro de propina. “Quando Beto Richa foi pego com a boca na botija, segundo a polícia, usou a expressão ‘tico-tico’ para falar de propina. Conforme o senhor já afirmou anteriormente ter tido com ele uma fidelidade canina, eu lhe pergunto: quantos ‘tico-ticos’ caíram na sua gaiola?”, perguntou Piva.

“O candidato [Piva] pelo jeito dormiu com o Mazzaropi esta noite”, respondeu Ratinho Junior, antes de dizer que tem “uma história de trabalho pelo estado” e listar as obras realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, da qual foi secretário nas duas gestões de Richa.

Confira o resumão do debate:

Também sobraram cutucadas para Cida Borghetti. Ao falar sobre problemas na área da Saúde, o candidato lembrou que Ricardo Barros – marido de Cida – era ministro da Saúde “até esses dias e é engenheiro”. Quando a atual governadora tentava apresentar suas propostas, Piva fazia questão de lembrar que ela está na política há anos.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

“Governadora, a senhora não me leve a mal, nada pessoal. Sou até fã, acho o seu sorrisão espontâneo, legal. Mas na política, governadora, a senhora já está no poder há muito tempo. Eu não vou falar quanto, pra não ser deselegante e revelar a idade da senhora. Você e seu marido sempre foram pessoas poderosas. Por que eu devo acreditar que a senhora fará agora? Por que é que já não fez?”, ironizou. Em contrapartida, Cida disse que foi a que mais aprovou leis na área da saúde e citou o Hospital da Criança, que está pra ser inaugurado em Maringá.

VÍDEO: Confira a análise do debate feita pelos jornalistas da Gazeta do Povo