Beto Richa (PSDB) aposta suas fichas em municípios ao redor de Curitiba| Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

O ex-governador Beto Richa (PSDB) aposta na região metropolitana de Curitiba para salvar a candidatura ao Senado depois das operações Piloto, Rádio Patrulha e Integração II, que o atingiram direta ou indiretamente nas últimas semanas. Pesquisa do Ibope* divulgada nesta quinta-feira (27) reforça essa tendência e mostra que ele tem mais intenções de voto nos municípios ao redor da capital em uma comparação com a própria cidade onde foi prefeito e o interior.

CARREGANDO :)

De acordo com o Ibope, Richa tem 22% de intenções de voto na RMC, contra 17% do interior e 14% da capital. O ex-governador fica na frente de Flávio Arns (Rede), que aparece em terceiro na disputa, principalmente por conta das cidades que ladeiam Curitiba, porque perde por margem bastante expressiva na capital (24% x 14% para Arns). O senador Roberto Requião (MDB) continua absoluto na liderança das intenções de voto na RMC, com 55%.

Na pesquisa anterior do Ibope, Richa tinha 30% de intenções na RMC, mais do que a soma das intenções de Flávio Arns, Professor Oriovisto Guimarães (Rede) e Alex Canziani (PTB).

Publicidade

CAIXA ZERO: Após prisão, Beto Richa aparece em quinto lugar entre eleitor mais escolarizado

A própria campanha do ex-governador tem focado nas interações com as cidades da RMC. Nos últimos dias as redes sociais de Richa indicam eventos de campanha em Piraquara, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, além de reunião com os vereadores de Almirante Tamandaré no comitê em Curitiba. Na semana passada, ele chorou em um evento de desagravo de prefeitos e aliados políticos.

A campanha aponta para o local onde ele foi menos votado em 2014, quando o Norte e o Oeste do Paraná garantiram a Beto Richa a reeleição no primeiro turno ao governo do Paraná. Nas duas regiões, a segunda e a terceira mais populosas do Paraná, respectivamente, o tucano fez 65,77% e 62,53% dos votos. Já a região metropolitana de Curitiba foi uma das duas únicas regiões onde Richa não venceria a eleição já no primeiro turno. Nos arredores da capital, o governador fez 49,01% dos votos.

ESPECIAL: Tudo o que se sabe das investigações que pesam contra Beto Richa

A pesquisa mais recente mostra que há quatro candidatos empatados tecnicamente na disputa da segunda cadeira. Richa, que no levantamento anterior do Ibope** tinha 28% das intenções de voto, caiu para 17%. Flavio Arns foi de 17% para 16%. O candidato Oriovisto Guimarães (Podemos) foi quem mais cresceu. Na pesquisa anterior ele tinha 3% das intenções de voto e agora aparece com 15%. Fechando o bloco de candidatos empatados tecnicamente, aparece Alex Canziani (PTB), com 14%. Requião segue na liderança, mas caiu de 43% para 39%.

Publicidade

Contando apenas os votos válidos, Requião se elege com 53% contra 23% de Beto Richa, que ficaria com a segunda vaga. Arns aparece com 21% e Oriovisto com 20%.

Demais aspectos

Beto Richa é mais bem votado por mulheres (19% x 15%), eleitores com 25 a 34 anos (19%), com escolarização e renda baixas (20% a 22%) e evangélicos (19%).

Do outro lado, ele é derrotado por Arns e Oriovisto no voto masculino; por Arns entre eleitores que têm entre 35 e 54 anos; Canziani, Oriovisto e Arns entre eleitores com nível superior de escolaridade e renda; Arns entre católicos; e Oriovisto e Arns entre eleitores brancos.

Metodologias

*Pesquisa realizada pelo Ibope de 24/set a 26/set/2018 com 1.204 entrevistados (Paraná). Contratada por: SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA / TV PARANAENSE, REDE PARANAENSE . Registro no TSE: PR-07128/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de alegadas discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.

**Pesquisa realizada pelo Ibope de 1º a 4/set/2018 com 1.204 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TRE: PR-04985/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]