A partir das 18 horas desta sexta-feira (27), os candidatos a governador do Paraná farão uma espécie de semifinal antes do primeiro turno. No debate promovido pela RICTV Record – a final será no encontro da próxima terça-feira (2) na RPCTV –, seis dos dez postulantes ao cargo terão 1h45 para tentar conquistar o voto dos eleitores do estado.
O clima deve esquentar com os números divulgados pelo Ibope* nesta quinta-feira (26). Ratinho Junior (PSD) se manteve na dianteira, com 44%, e está 27 pontos porcentuais à frente de Cida Borghetti (PP), que aparece com 17%. Apesar da larga vantagem, ele viu o seu porcentual de votos válidos caírem de 61% para 54% em três semanas**, chegando a uma margem perigosa para quem busca liquidar a fatura já no primeiro turno.
Veja o que esperar dos seis candidatos no debate desta sexta-feira:
Ratinho Junior (PSD)
Certamente será a vidraça no encontro. Deverá sofrer ataques, principalmente, de João Arruda (MDB) e Piva (PSol). Os adversários tentarão colar nele a imagem do ex-governador Beto Richa (PSDB), de quem foi secretário nas duas gestões. Como resposta, dirá que não tem relação com nenhum dos escândalos envolvendo o tucano e que, ao contrário, teve êxito na pasta de Desenvolvimento Urbano, não tendo sido investigado em nenhum momento de sua passagem no governo. Eventualmente, poderá dizer que apresenta propostas, enquanto os demais preferem os ataques pessoais.
Cida Borghetti (PP)
Apesar de estar na caça de Ratinho, não tem o estilo de ir para o confronto. Tecerá um rosário de suas realizações como governadora desde 6 de abril – a maior parte deles midiática −: pediu a suspensão do pedágio na Justiça; criou a Divisão de Combate à Corrupção; anunciou um Refis a empresários. Fará dobradinha com Ogier Buchi (PSL), uma espécie de “laranja” de sua campanha. Vai apelar aos eleitores por um segundo turno, em que possa enfrentar Ratinho em condições iguais para os dois.
João Arruda (MDB)
Em terceiro lugar no Ibope, com 10%, ainda acredita que possa ir ao segundo turno como único opositor ao legado de Richa. Por isso, tentará a todo o momento colar na dupla Ratinho e Cida o desgaste do ex-governador tucano, a exemplo do que tem feito na propaganda eleitoral. Também vai citar os feitos do governo Roberto Requião (MDB), de quem é sobrinho, sobretudo na área social. Mas poderá ter de responder sobre o apoio a Michel Temer (MDB) e a prisão do sogro na Operação Rádio Patrulha.
Doutor Rosinha (PT)
Em tese, teria de atacar duramente os três principais adversários, ligando-os a Richa e Temer. Até deve fazê-lo, mas num tom que, muitas vezes, não parece de fato um ataque, já que o petista é uma pessoa bastante serena. Seu principal discurso deve girar em torno do ex-presidente Lula (PT), ressaltando como a vida do brasileiro era melhor naquela época.
Ogier Buchi (PSL)
Apesar de ter sido renegado pelo próprio partido, que anunciou apoio a Ratinho Junior, Ogier não vai perder a oportunidade de ligar o nome dele ao de Jair Bolsonaro (PSL), líder da corrida presidencial no Paraná. Com os dois filhos nomeados no governo do estado e ele próprio tendo sido indicado por Cida para o BRDE – não chegou a tomar posse −, deve repetir o papel de levantador da atual governadora, como no debate da Band TV.
Piva (PSol)
Dono de apenas 1% das intenções de voto no Ibope, exerce com grande desenvoltura o papel de franco atirador. Vai atacar os três líderes na pesquisa e dizer que um não é diferente do outro. Como no debate da Band TV, vai se dirigir diretamente ao “povo trabalhador” e falar que só um governo comandado também por um trabalhador olhará para quem mais precisa.
Metodologias:
*Pesquisa realizada pelo Ibope de 24/set a 26/set/2018 com 1.204 entrevistados (Paraná). Contratada por: SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA / TV PARANAENSE, REDE PARANAENSE. Registro no TSE: PR-07128/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de alegadas discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.
**Pesquisa realizada pelo Ibope de 1º a 4/set/2018 com 1.204 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TRE: PR-04985/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na Resolução n. 23.459/TSE, especialmente quanto à insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Deixe sua opinião