Dos dez nomes que se lançaram candidatos ao governo do Paraná, quase a metade tem experiência na Câmara dos Deputados. São eles: Cida Borghetti (PP), Dr Rosinha (PT), João Arruda (MDB) e Ratinho Júnior (PSD). Curiosamente, no pleito de 2010, todos os quatro foram eleitos deputados federais, e cumpriram mandato em Brasília entre os anos de 2011 e 2014. E como foi a atuação de cada um naquele período?
No critério “influência”, apenas Dr. Rosinha se destacou, de acordo com o Diap, que é o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. O hoje candidato do PT ao Palácio Iguaçu foi o único entre os quatro a entrar na lista dos “100 parlamentares mais influentes”, que é feita anualmente pelo Diap, desde 1994.
ELEIÇÕES 2018: veja quem são os candidatos
A lista de nomes faz parte de um estudo chamado “Cabeças do Congresso Nacional”, cujo objetivo é mapear os principais “operadores” do processo legislativo, considerando a atuação de todos os 513 deputados federais e 81 senadores. Os “cabeças” são aqueles parlamentares que, na visão do Diap, conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de determinadas habilidades, como capacidade de conduzir debates, votações, fazer negociações, articular.
O mesmo estudo também elabora uma lista paralela, com nomes de políticos “em ascensão”, ou seja, com potencial para, futuramente, integrar a “elite” do Congresso Nacional. Na legislatura anterior, Cida, João Arruda e Ratinho também não figuraram nesta segunda relação de nomes. Cida cumpriu um único mandato na Câmara dos Deputados, apenas entre 2011 e 2014. Ratinho foi eleito duas vezes deputado federal, e ficou em Brasília entre 2007 e 2014. Até dezembro de 2018, João Arruda encerra seu segundo mandato consecutivo na Casa.
DESEJOS PARA O PARANÁ: Diálogo e governabilidade
Dr. Rosinha entrou na lista dos “100 mais influentes” nos quatro anos da legislatura anterior, em 2011, 2012, 2013 e 2014, quando ele estava no seu quarto mandato na Câmara dos Deputados. De acordo com o Diap, o petista se destacou como “debatedor” e “articulador”. Em 2014, a bancada do Paraná no Congresso Nacional tinha sete representantes entre os “100 mais influentes” do Poder Legislativo. Além de Dr. Rosinha, estavam lá os deputados federais Eduardo Sciarra (PSD), Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Rubens Bueno (PPS), e também os senadores Alvaro Dias (PODE), Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB).
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
Polícia descobre novas ameaças de morte a Lula e Moraes com armas pesadas
AGU contrata advogados no exterior para extraditar condenados pelos atos de 8/1
Lula critica Meta e convoca reunião para tratar do assunto: “Extremamente grave”
Deixe sua opinião