Governadora há exatos 30 dias, Cida Borghetti (PP) corre contra o tempo. Tem mais cinco meses para mostrar serviço e convencer os paranaenses de que merece ficar no cargo por mais quatro anos. E o caminho imaginado por ela para atingir o objetivo já ficou bastante claro: estreitar laços com os municípios por meio da liberação de recursos do estado. “As pessoas vivem nas cidades” se tornou uma espécie de mantra da nova chefe do Executivo estadual.
Durante o primeiro mês de governo, Cida esteve em 25 cidades do interior – sem contar eventos na região metropolitana de Curitiba e reuniões com prefeitos no Palácio Iguaçu. O script é padrão: entrega de equipamentos, anúncio de investimentos, assinatura de convênios, liberação de recursos.
MAPA DE VIAGEM: veja por onde Cida Borghetti passou em 30 dias de governo
No site de notícias do Executivo estadual, a presença dela nos municípios é anunciada com destaque, sobretudo em relação aos milhões de reais liberados em cada evento. Os textos vêm acompanhados de fotos com populares, típicas do período eleitoral. Na última sexta-feira (4), por exemplo, Cida esteve em Nova Esperança, no Noroeste do estado, para liberar a construção de 133 casas populares. Com um largo sorriso no rosto, ela assinou os contratos com a filha recém-nascida de um casal de mutuários a tiracolo.
“Fazemos um governo municipalista, que tem a proposta de trabalhar pelas pessoas e humanizar as políticas públicas. Por isso, nada melhor do que fazer parcerias para investir diretamente onde as pessoas moram, que são as cidades”, disse Cida na última quarta-feira (2), ao receber oito prefeitos no gabinete dela e liberar R$ 4 milhões de recursos do estado.
Corrida contra o tempo
E no municipalismo do novo governo, prefeitos da região de Maringá, reduto eleitoral da família Barros, têm sido os mais visitados até agora. Ex-chefe do Executivo da cidade, cunhado de Cida e secretário do Desenvolvimento Urbano, Sílvio Barros não esconde a importância dessa estratégia para a candidata Cida Borghetti.
Segundo ele, cuja pasta é justamente a responsável pela relação com os municípios, esses convênios serão firmados diariamente. “É um ano curto e é necessário agilizar porque os prefeitos precisam responder às demandas da população. O prefeito sabe onde está a necessidade de sua cidade, o que justifica o repasse de recursos para que a própria prefeitura faça a obra”, justificou recentemente.
Estreitar a ponte com os municípios é fundamental para tornar viável a candidatura de Cida à reeleição. Transformar esses apoios políticos com prefeitos e vereadores em votos será um caminho árduo para quem, segundo a mais recente pesquisa Ibope, aparece com apenas 5%. Além disso, segundo ela própria, somente 30% dos paranaenses sabem quem é Cida Borghetti.
Metodologia: A pesquisa entrevistou 1.008 eleitores em todo o Paraná, entre os dias 03 e 05 de abril de 2018. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TRE com o número 06410/2018, foi encomendada pela rádio CBN Cascavel.
Deixe sua opinião