No Brasil, 87,3 milhões estão aptos a votar pelo sistema biométrico| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Entre as estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito dos eleitores brasileiros, um deles chama a atenção no cenário paranaense. Entre os 7,97 milhões de cidadãos do estado aptos a votar, 510 têm cem anos ou mais. Os três municípios com mais centenários são Curitiba (39), Francisco Beltrão (18) e Pato Branco (14).

CARREGANDO :)

Se considerarmos o cenário nacional, o estado é o 13º em número de pessoas nessa faixa etária. O campeão é São Paulo, com 8.710 eleitores com mais de 100 anos. Minas Gerais (5.705) e Rio de Janeiro (4.497) aparecem em seguida.

Levando em conta todos os eleitores com mais de 70 anos – faixa em que, de acordo com a legislação brasileira, o voto é facultativo – são mais de 580 mil eleitores no estado.

Publicidade

Vale ressaltar que, graças ao funcionamento do sistema eletrônico, é confiável dizer que todos os eleitores cadastrados no tribunal estão vivos. É o que informou a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) à Gazeta do Pov o em maio. Segundo o tribunal, as certidões de óbito são automaticamente registradas no sistema, excluindo esses eleitores.

Assim, todos os que foram considerados inaptos a votar tiveram algum tipo de irregularidade registrada. Nesse ano, 864 mil eleitores não poderão participar do pleito porque tiveram o título cancelado ou não compareceram, nem justificaram a ausência, nas últimas três votações.

No Paraná, as fatias mais significativas dos eleitores em condições de participar do pleito em outubro englobam cidadãos de 25 a 39 anos: 2,4 milhões de pessoas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Biometria

Outro dado importante que aparece no levantamento do TSE diz respeito ao número de eleitores com cadastramento biométrico. Entre os três estados da região Sul do país, o Paraná é o que terá mais pessoas votando com biometria nas eleições deste ano. Segundo o TSE, penas 10,1% dos eleitores do estado não estão cadastrados no sistema, o que corresponde a pouco mais de 807 mil pessoas. Em Santa Catarina, 36,5% não poderão votar dessa forma. No Rio Grande do Sul, por sua vez, são 40,26%.

Publicidade

DESEJOS PARA O PARANÁ: Excelência em áreas essenciais

Os dados do Paraná também são melhores se comparados ao total brasileiro. No país, são 40,5% sem biometria, ou 59,4 milhões de eleitores. Se comparado a todas as unidades da federação, porém, o Paraná fica apenas em 11º lugar nesse quesito – considerando o percentual de eleitores cobertos pelo sistema. O estado campeão é o Tocantins, com apenas 0,06% dos eleitores sem o cadastro.

Mulheres são maioria

Ainda de acordo com os dados do TSE, o Paraná teve um aumento no número de eleitores entre o pleito de 2014 e o deste ano. Há quatro anos, eram 7,86 milhões de eleitores. Agora, são 7,97 milhões. Os paranaenses representam 5,4% do total de cidadãos brasileiros aptos a votar em 2018.

ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná

Assim como no panorama nacional, a maioria dos eleitores paranaenses é mulher (52,4%). A maior parte tem Ensino Médio completo (25,74%) ou Ensino Fundamental incompleto (25,16%). Já 13,45% têm ensino superior completo.

Publicidade

Todos os dados, por estados e municípios, podem ser consultados neste link.