Foi mais um dia de embate de ideias. Os candidatos João Arruda (MDB) e Dr. Rosinha (PT) deram, nesta terça-feira (21), continuação à sequência de debates no estúdio da Gazeta do Povo. Opositores à gestão anterior, a dupla não poupou críticas ao ex-governador Beto Richa (PSDB), à candidata Cida Borghetti (PP), sua vice e atual governadora, e a Ratinho Junior(PSD), seu secretario de Desenvolvimento Urbano e também candidato ao governo.
ELEIÇÕES 2018: acompanhe as notícias sobre o Paraná
Arruda e Rosinha abordaram temas centrais para o desenvolvimento, como investimento em infraestrutura e educação, e para as acertar as contas do estado, como a questão da Paraná Previdência. A Batalha do Centro Cívico não foi deixada de lado no encontro dos postulantes ao Palácio Iguaçu.
Na quarta-feira, a programação de debates segue com Geonísio Marinho e Professor Piva. Veja a agenda completa.
Confira como foi o embate em seis momentos:
29 de abril
O assunto é educação, mas a Batalha do Centro Cívico está na pauta dos candidatos. Arruda critica atuação governista no 29 de abril. “Do gabinete de Ratinho Junior não saiu um comentário”, diz. Para o candidato, Ratinho “cuspiu no prato que comeu”. Para Dr. Rosinha, o que a educação precisa em primeiro lugar é “não bater em professor”:
Pedágio
Contratos de pedágio vencem em 2021. Candidatos debatem o que fazer após o prazo. Dr. Rosinha quer criar empresa estatal para manter algumas rodovias pedagiadas. Valor será “bem menor do que é hoje”, garante. Arruda quer manter a gestão das rodovias hoje pedagiadas no Paraná:
Política para as mulheres
Arruda quer investir em delegacias da mulher com perícia para eliminar crimes virtuais. Segundo ele, este é tipo de crime que não se apaga com rapidez. Rosinha quer patrulha policial para atendimento imediato de casos de violência contra as mulheres:
Contas de água e luz mais baixas
No quesito desenvolvimento social, Arruda sugere diminuir o preço da água e da luz e investir em políticas sociais. Quer reduzir também o ICMS do gás. A alíquota seria de 10%. “Não é renúncia fiscal”, diz. Rosinha quer tarifa social zerada para quem consome pouca energia. Petista indica que o governo pode controlar o preço destas tarifas:
Infraestrutura
Arruda cogita parcerias público-privada para resolver gargalos estruturais das estradas desde que “atendam aos interesses públicos”. Para o Porto de Paranaguá, Arruda quer oito novos berços (local em que o navio atraca) e quatro viadutos de acesso na estrada. Rosinha critica a falta de planejamento da última gestão. Candidato petista promete iniciar o planejamento estratégico de trechos de estradas, ainda que não garanta sua consolidação.
Aposenta ou não?
Paraná Previdência é pedra no sapato do próximo governante. Arruda e Rosinha apontam suas saídas para garantir a aposentadoria dos servidores: