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Alunos do campus Curitiba Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) receberam, na manhã desta sexta-feira (5), um e-mail em que um dos professores da instituição orienta os estudantes a respeito das eleições presidenciais de domingo. A mensagem, cujo título seria “tática contra Bolsonaro (PSL) e Haddad (PT)”, foi enviada por meio de um canal institucional da universidade, utilizado, geralmente, para avisar os discentes a respeito de orientações ou resoluções da instituição.

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No texto, pede que os “insatisfeitos” com os líderes de intenção de voto optem pelo terceiro colocado. O candidato em questão, cujo nome não é citado por ele, é Ciro Gomes (PDT) - segundo a última pesquisa Ibope*.

Horas depois, ao meio dia, uma nova mensagem chegou aos alunos. No e-mail, a Direção-Geral da UTFPR afirma que não forneceu o endereço eletrônico dos estudantes, que o servidor é seguro e que não houve vazamentos.

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Mensagem enviada aos alunos da UTFPR de maneira indevida: comissão de ética vai investigar. 

Em nota oficial, a Direção-Geral do campus Curitiba da UTFPR informou à reportagem que não utiliza as listas de e-mail para fins não acadêmicos ou institucionais. Disse, ainda, que o docente utilizou de forma inadequada o acesso ao sistema acadêmico para enviar a mensagem de cunho eleitoral. Segundo a universidade, a denúncia sobre o uso indevido do e-mail foi encaminhada para a Comissão de Ética da instituição.

O caso já chegou à Procuradoria Regional Eleitoral, do Ministério Público Federal, que vai apurar os fatos.

Esse não é o primeiro caso em que canais institucionais ou de empresas são utilizados na tentativa de influenciar o comportamento dos eleitores. Nesta semana, o dono da rede de supermercados Condor teve que se explicar ao Ministério Público do Trabalho por divulgar uma carta aos funcionários declarando o voto em Jair Bolsonaro (PSL). No interior do estado, o Ministério Público investiga empresas que teriam oferecido um churrasco aos funcionários caso o candidato do PSL seja eleito no primeiro turno.

* Metodologia: Pesquisa realizada pelo Ibope nos dias 1.º e 2 de outubro com 3.010 entrevistados (Brasil). Contratada por: REDE GLOBO E O ESTADO DE S.PAULO . Registro no TSE: BR-08245/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.

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