O candidato ao governo do Paraná, Ratinho Junior (PSD), apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seu plano de governo, cuja palavra de ordem é “mudança”. O documento foi disponibilizado nesta terça-feira (14), elencando as propostas para cada área prioritária. Segundo o texto, o programa foi construído em conjunto com entidades da sociedade e com a participação de mais de 300 pessoas, especialistas “nas mais diversas áreas do saber”.
“Chegou a hora de o Paraná dar um salto. De romper de vez com os vícios do passado. Não podemos mais esperar por essa mudança: temos que fazê-la juntos. Nós mesmos. Não no futuro: fazer hoje. Chegou a hora de mudar, Paraná”, consta da apresentação.
DESEJOS PARA O PARANÁ: eficiência administrativa
Apesar de se estender por 178 páginas, o plano de governo de Ratinho Junior apresenta poucas propostas efetivamente concretas – com o estabelecimento de metas mensuráveis. Entre elas, está a redução em 50% do número de secretarias de governo, “para que as estruturas se comuniquem melhor” e “simplifiquem os processos complexos”. O candidato também propõe o uso de táxis por agentes do governo, como forma de diminuir a frota oficial do governo.
Nas políticas relacionadas à indústria e ao comércio, Ratinho Junior se compromete a promover o que chama de “revisão tributária”, revisando “a carga tributária de alguns produtos e serviços”, o regime de Substituição Tributária do ICMS. O candidato também se dispôs a reduzir o tempo gasto para abrir e fechar empresas e para concessão de limpeza. Ele também defendeu a flexibilização de regras no setor industrial e maior agilidade na concessão de licenciamentos ambientais.
ELEIÇÕES 2018: conheça os candidatos
Áreas prioritárias
Ratinho Junior elegeu, entre as áreas prioritárias, a saúde, a educação e a segurança pública. Em relação à saúde, há algumas propostas mais genéricas, como o fortalecimento da atenção primária à saúde, ao acesso a consultas e exames especializados e da oferta de leitos de UTI. Por outro lado, o candidato menciona algumas políticas concretas, como a criação da 5ª Macrorregião de Saúde – que abrangeria as regiões de Guarapuava, Irati e Ponta Gross –, a elaboração de um plano diretor da saúde e implantação do Hospital de Urgência e Emergência na área norte da Região Metropolitana de Curitiba.
Na educação, o candidato propõe a criação de “um painel de boas práticas” que contemple os melhores projetos que podem impactar em uma melhoria do Índice da Educação Básica (Ideb). Ratinho Junior também defende a ampliação da oferta de cursos em geral e de cursos técnicos e uso das escolas em tempo integral “nos locais em que a comunidade opte por essa iniciativa”.
ELEIÇÕES 2018: acompanhe as notícias do Paraná
Entre as propostas para a segurança pública, o plano menciona a criação do programa “O Bom Policial”, que reconhecerá o trabalhos de policiais em seu trabalho diário e no cumprimento de missões. Ratinho Junior também menciona o investimento em Bases Móveis de Policiamento Ostensivo “com tecnologia de ponta, para atendimento de locais com maiores incidências de violência”; a aposta no policiamento comunitário; e a construção e readequação de presídios.
Pedágios
Ratinho Junior se comprometeu a “negociar coma União a renovação do convênio de delegação das rodovias federais do anel de integração” e a definir um novo modelo de concessão para a malha rodoviária. O plano elenca ainda trechos que seriam prioritários para obras de duplicação, todas no interior do estado. Em relação à rede ferroviária, o candidato afirma que vai definir o traçado básico e o modelo de concessão do “Corredor de Exportação Oeste-Leste”, entre Dourados, no Mato Grosso do Sul, e Paranaguá, no Litoral do Paraná.
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
Polícia descobre novas ameaças de morte a Lula e Moraes com armas pesadas
AGU contrata advogados no exterior para extraditar condenados pelos atos de 8/1
Lula critica Meta e convoca reunião para tratar do assunto: “Extremamente grave”
Deixe sua opinião