A vitória de Ratinho Junior (PSD) no primeiro turno das eleições, com 60% dos votos, foi expressiva também se considerarmos a votação do agora governador eleito nos municípios paranaenses. Das 399 cidades que compõem o estado, em apenas 17 Ratinho não ganhou. Significa dizer que ele teve a preferência do eleitor em 95,7% das cidades paranaenses.
Os municípios em que outros candidatos venceram estão espalhados pelo Paraná e têm menos de 35 mil habitantes. Rio Bonito do Iguaçu, na região Sul, foi a única cidade em que o mais votado foi Dr. Rosinha (PT), com 46% dos votos. Em oito a vencedora foi a atual governadora, Cida Borghetti (PP), mesmo número de municípios em que João Arruda (MDB) foi o candidato mais votado.
JOÃO FREY: Requião e Richa derrotados: o fim de uma era na política paranaense
Mesmo que tenha feito mais votos que os demais candidatos em 382 municípios, isso não significa que Ratinho Junior estaria eleito no primeiro turno em todos eles. Na região central do estado, em municípios como Palmital e Goioxim, o governador eleito foi vencedor, mas fez menos do que 50% dos votos. Já dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, somente em Cerro Azul o candidato não seria eleito já em primeiro turno, mesmo ganhando dos demais.
SAIBA MAIS: Prometeu, tem que cumprir! As promessas de Ratinho Jr., novo governador do Paraná
Em Curitiba – onde disputou a prefeitura em 2012, mas acabou perdendo as eleições para Gustavo Fruet (PDT) – Ratinho fez 520 mil votos. No total, ele teve 3, 2 milhões de votos – 2,3 milhões a mais que a segunda colocada, Cida Borghetti (PP).
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista