O senador Roberto Requião (PMDB-PR) participou na tarde desta quarta-feira (13) do ato em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Curitiba. No palanque, o peemedebista relacionou o momento político que o Brasil vive hoje com o cenário internacional e fez críticas a Donald Trump, Beto Richa e ao programa “Ponte Para o Futuro”, do PMDB.
LEIA TAMBÉM: Não é só a Valor: outras 5 construtoras operaram no “padrão Quadro Negro”, diz TC
Durante o discurso, alguns militantes pediram que Requião falasse menos da crise econômica internacional e mais da Operação Lava Jato. Eles também pediram que o senador deixasse o PMDB. Quando brevemente mencionou casos de corrupção envolvendo o governo Richa, ele foi bastante aplaudido pelos militantes presentes.
Durante sua análise de conjuntura, que classificou como “uma conversa, e não um discurso”, Requião disse que os Estados Unidos elegeram “um doidão” em decorrência do desemprego e da falta de oportunidades da classe trabalhadora americana. “Parece coisa da Disney, tem um presidente Donaldo [Donald Trump] e um vice que é o Mickey [Mike Pence]”, disse. Ele também falou sobre Henry Ford e a recuperação alemã durante o pós-guerra.
O senador ainda criticou duramente o Congresso. “No Congresso Nacional não vejo esperanças. Apenas a mobilização popular pode mudar esse país”, disse. Ele afirmou, ainda, que o capital internacional comprou o Congresso e que o enfraquecimento do Parlamento é parte do projeto do capitalismo.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo