O governador Beto Richa enviou à Assembleia Legislativa uma carta de despedida, explicando o cenário do seu afastamento. O texto de três páginas começa em tom formal, apresentando a norma legal que o obriga a deixar o cargo para disputar uma vaga ao Senado. Mas logo o documento se transforma num manifesto que elenca as muitas conquistas que alega ter acumulado ao longo do mandato.
VEJA TAMBÉM: Compare os números do Paraná antes e depois de Beto Richa
A carta menciona o programa Paraná Competitivo, para atrair empresas e gerar empregos, e outros números relacionados à economia. Na sequência, lista números sobre avanços sociais, como redução da pobreza, habitação e saúde.
Já na área de infraestrutura, o governador cita obras em rodovias e em saneamento – e também repasses para prefeituras. Alega ainda que pagou R$ 4 bilhões em precatórios e destinou o recurso necessário futuro, “resolvendo definitivamente essa questão”. Nenhuma palavra sobre educação.
Agradecimento
O texto termina com um agradecimento aos eleitores e também aos deputados, que garantiram a aprovação de todos os projetos de governo (confira aqui como foi possível aprovar 100% das propostas).
A carta de Richa foi lida pelo mestre de cerimônias, na manhã desta sexta-feira (6) na Assembleia Legislativa, durante a sessão solene de posse de Cida Borghetti como governadora.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
Fuga de ônibus, recompensa em dinheiro e policiais suspeitos: como o crime do PCC reverbera em SP