A reportagem “Consumidos pela escravidão”, publicada em maio de 2018 pela Gazeta do Povo, recebeu na terça-feira (5) o prêmio MPT de Jornalismo na categoria fotojornalismo da Região Sul. Capturadas por Albari Rosa, as imagens mostravam o duro dia a dia de trabalhadores de uma carvoaria em Tunas do Paraná, região metropolitana de Curitiba.
O flagrante da situação de trabalho análogo à escravidão foi feito 130 anos depois de decretada a Lei Áurea. As fotos foram divulgadas junto com trabalho investigativo e de apuração realizado na cidade da região metropolitana de Curitiba pelos jornalistas Felippe Aníbal e João Frey.
Uma comissão da OAB-PR visitou a propriedade após denúncia da Gazeta do Povo e acionou outras instituições. Também após a publicação, o Ministério Público do Trabalho (MPT) anunciou uma ampla fiscalização não só à carvoaria mencionada, mas a todos os estabelecimentos similares que funcionam em Curitiba e região metropolitana.
O prêmio
Criado em 2014, o Prêmio MPT de Jornalismo reconhece reportagens publicadas em periódicos, tevê, rádio e internet de todo o Brasil com foco em denunciar a violação de direitos no mundo do trabalho.
Deixe sua opinião