Nesta segunda-feira (23), a Gazeta do Povo dá início a uma série de sabatinas ao vivo com os pré-candidatos paranaenses ao Senado. Veja aqui quem está na disputa. O modelo de entrevistas é semelhante ao adotado em janeiro com os pré-candidatos ao governo do Paraná. Confira aqui como foram as conversas.
A semana também será marcada por votações na Câmara de Vereadores de Curitiba e por movimentações no acampamento dos manifestantes a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Veja a programação completa:
Segunda-feira (23)
Início das sabatinas
O primeiro pré-candidato ao Senado pelo Paraná a ser sabatinado pela Gazeta do Povo é Alex Canziani (PTB). Deputado federal, Canziani deve fechar uma aliança com o ex-governador Beto Richa (PSDB), conforme antecipou o blog De Brasília no final de março. A entrevista acontece ao vivo, às 15 horas, no estúdio da Gazeta em Curitiba, e é transmitida pela capa do jornal e pelas redes sociais.
ENTREVISTAS: Acompanhe aqui tudo sobre as sabatinas com os pré-candidatos ao Senado
Acampamento nômade
Os apoiadores do ex-presidente Lula, que se concentraram no bairro Santa Cândida desde que o petista foi preso, buscam um novo local para o acampamento. Na semana passada, eles se mudaram para dois terrenos alugados que ficam relativamente próximos à Superintendência da Polícia Federal, onde Lula está preso. No entanto, por conta de uma confusão com a torcida organizada Império Alviverde, do Coritiba, um dos terrenos acabou desocupado pelos manifestantes. Com isso, eles buscam um novo local em que possam ficar concentrados. Há, ainda, a possibilidade do ex-presidente ser transferido para o Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, o que provocaria uma nova mudança no acampamento. Leia mais sobre o CMP aqui.
Votação na Câmara de Curitiba
Os vereadores da capital começaram a discutir, nesta segunda-feira (23), um projeto de lei enviado pela prefeitura de Curitiba que trata de normas para a governança de empresas estatais do município. A proposta, que tramitava em regime de urgência, diz respeito às empresas de pequeno porte, isto é, que têm receita operacional bruta inferior a R$ 90 milhões. Estão incluídas nessa categoria a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), a Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba), a Curitiba S/A e a Agência Curitiba de Desenvolvimento. Na primeira votação, entretanto, o líder do governo, Pier Petruzziello (PTB), fez um requerimento para que a proposta retornasse para a análise das comissões da Casa. Segundo ele, foi detectado um erro no texto que impede que o projeto tramite em regime de urgência.
Recomposição na Alep
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) começa, nesta segunda-feira (23), a votação de um projeto da Comissão Executiva da Casa que trata da recomposição das bancadas e blocos parlamentares. A proposta é decorrente das mudanças partidárias que ocorrem em 2018, por conta das eleições. Pelo texto, em até dez dias após a promulgação da resolução os deputados podem aderir ou sair de blocos parlamentares, além de criar novas bancadas. Acompanhe os bastidores da corrida eleitoral no blog Caixa Zero.
Quarta-feira (25)
Segunda entrevista
Na quarta-feira (25) mais um pré-candidato a senador participa das sabatinas. O entrevistado é Ney Leprevost (PSD), atualmente deputado estadual. Nas eleições de 2016, Leprevost chegou ao segundo turno da disputa pela Prefeitura de Curitiba, mas acabou derrotado por Rafael Greca (PMN). Em maio, o deputado federal Fernando Francischini (PSL) e o ex-governador Beto Richa (PSDB) também participam das sabatinas.
PEC das Domésticas: 11 anos de promessas fracassadas e informalidade crescente
Sob comando de Lula, dívida bruta brasileira supera R$ 9 trilhões pela primeira vez na história
Programador fã de Olavo de Carvalho cria protocolo de rede social anticensura
“Nunca houve um caso sequer adverso de transgênicos”, diz presidente da CTNBio
Deixe sua opinião