Governadora do Paraná desde 6 de abril – quando Beto Richa (PSDB) renunciou ao cargo para concorrer ao Senado –, Cida Borghetti (PP) fez, na manhã desta segunda-feira (7), um balanço de seus primeiros 30 dias no comando do Executivo estadual.
Cida deu destaque à peregrinação que tem feito pelos municípios do estado: em um mês, visitou 26 cidades e e diz ter liberado mais de R$ 1 bilhão para os prefeitos.
Durante o pronunciamento no Palácio Iguaçu, Cida estava acompanhada dos membros de seu secretariado. Entre eles estavam Fernanda Richa, da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, que permaneceu no cargo após a saída do marido; Ezequias Moreira, do Cerimonial e Relações Internacionais; Fernando Ghignone, da Secretaria de Administração e Previdência; e Juraci Barbosa Sobrinho, da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral.
Outras nove pastas, entretanto, seguem sem novos nomes, entre elas Cultura, Ciência, Meio Ambiente e Esporte . Uma das mais importantes do governo, a Secretaria da Fazenda, foi ocupada oficialmente na manhã desta segunda-feira (7). José Luiz Bovo assumiu no lugar de George Tormin, que ocupava o cargo interinamente.
A Gazeta do Povo está acompanhando as nomeações da governadora. Veja aqui uma tabela completa de como está o secretariado
Bênção e fotos
Assim como na posse de governadora, o balanço desta segunda-feira (7) foi em clima de campanha. Pré-candidata à reeleição, Cida teve 5% de intenções de voto na primeira pesquisa Ibope* do ano.
No evento no Palácio Iguaçu, a bênção de um padre de Maringá e um vídeo com as realizações do governo até agora fizeram parte da programação. A governadora aparece na maior parte das imagens, seja apertando a mão de políticos, dando posse a secretários ou segurando bebês.
LEIA MAIS: Chefe da Casa Civil de Cida Borghetti está na mira do STF por emenda ao IFPR
Já na apresentação que se seguiu, com o pronunciamento de Cida, as pautas foram diversas: de educação a meio ambiente, até uma maquete para que as crianças “conheçam o relevo do Paraná” entrou no discurso.
Segundo o governo, o balanço continuará sendo realizado nos próximos meses. “Não vou dizer o que vamos fazer em maio para ter o que falar no final do mês”, afirmou Cida.
*Metodologia: A pesquisa entrevistou 1.008 eleitores em todo o Paraná, entre os dias 03 e 05 de abril de 2018. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TRE com o número 06410/2018, foi encomendada pela rádio CBN Cascavel.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares