Um decreto publicado pelo governo do Paraná no Diário Oficial desta quinta-feira (19) reduziu parte das exigências para que entidades de defesa animal e de promoção de atividades esportivas recebam créditos doados por consumidores no programa Nota Paraná.
Segundo o governo, a nova regulamentação é apenas para esses tipos de entidades, pois as que atuam em saúde, assistência social e cultura seguem regras próprias. Várias das participantes do programa nas áreas agora com exigências menores tinham sido bloqueadas de receber os valores em março, pois não tinham conseguido apresentar a declaração de utilidade pública, que é uma formalização votada pelos deputados estaduais.
NADA DE ROBÔS: Mudam as regras para entidades arrecadarem pelo Nota Paraná
Agora, segundo as informações do governo, poderá ser aceito também o protocolo de solicitação do título junto à Assembleia Legislativa. Com o título, as entidades ambientais, por exemplo, ficam livres de obter certificação da Secretaria de Meio Ambiente. A alegação da administração estadual é que Lei de Utilidade Pública, considerada pelos deputados na hora de votar o novo status das entidades, é mais criteriosa que as regras da secretaria. O mesmo princípio será aplicado às entidades de incentivo à prática esportiva.
No entanto, no caso da defesa animal, a Secretaria do Meio Ambiente poderá solicitar aos municípios ou ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) laudos técnicos e vistorias para verificar se as entidades de fato desenvolvem as atividades que se propuseram para obter o título de utilidade pública.
É bom lembrar que essas novas regras servem para entidades que já atuam e possuem registro no programa. Para novos cadastros, as exigências foram mantidas.
Como participar
Para receber de volta o dinheiro do ICMS e participar dos sorteios, é necessário informar o CPF na hora da compra. A cada R$ 50 em compras o consumidor recebe um cupom. Depois é necessário se cadastrar no site do Nota Paraná.
PRÊMIOS: Quem são os ganhadores do sorteio mais concorrido do Nota Paraná
O programa permite também pedir a nota sem a identificação do documento e fazer a doação para uma entidade filantrópica.
Tire suas dúvidas
A Gazeta do Povo preparou um tira-dúvidas sobre tudo o que você precisa saber sobre o Nota Paraná.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Deixe sua opinião