Os vereadores de Curitiba aprovaram nesta semana, em definitivo, novas regras para a instalação de câmeras de segurança na capital. O objetivo é que a instalação de equipamentos de monitoramento voltados para áreas públicas seja licenciada pela prefeitura. O projeto foi enviado aos vereadores pela gestão de Rafael Greca (DEM) para possibilitar a implementação da chamada Muralha Digital.
Muitas dúvidas, entretanto, restaram a partir da aprovação do projeto. Como vai funcionar a concessão das licenças? O que acontece com quem já tem câmeras instaladas em casa?
Para esclarecer o assunto, a Gazeta do Povo recebe, nesta quinta-feira (28) às 11h, o secretário de Defesa Social de Curitiba, Guilherme Rangel, para uma entrevista ao vivo nos estúdios do jornal. O encontro será no programa Pequeno Expediente, transmitido na página da editoria de Política Paraná no Facebook e no site da Gazeta do Povo.
Os leitores podem participar da entrevista com dúvidas sobre esta e outras questões relacionadas à segurança pública em Curitiba. Para isso, basta enviar perguntas para o nosso WhatsApp. O caminho é simples: salve o número 41 99682-8896 em sua agenda e, depois, nos escreva uma mensagem com as suas questões ou grave um áudio ou vídeo. Só serão repassadas ao secretário as perguntas enviadas à reportagem pelo Whats.
CLIQUE AQUI para salvar nosso contato!
RECEBA nossas notícias pelo WhatsApp e fale com a gente clicando aqui
O que é a Muralha Digital
Anunciado pela prefeitura em maio do ano passado, o projeto da Muralha Digital prevê uma rede de monitoramento com câmeras em pontos-chave da cidade. Para isso, a ideia é integrar equipamentos de monitoramento instalados por particulares e os de radares e lombadas eletrônicas.
Para tirar o projeto do papel, a legislação prevê que câmeras de particulares que forem voltadas para áreas públicas terão de obter uma licença junto à prefeitura de Curitiba. Uma das exigências é de que as imagens sejam cedidas ao município e armazenadas por um prazo mínimo de 20 dias.
A mesma lei, porém, prevê que a licença é facultativa para quem instalar câmeras com o objetivo de garantir a segurança do seu imóvel.
LEIA MAIS: Como os curitibanos avaliam o trabalho de Ratinho Junior?
Deixe sua opinião