O presidente Michel Temer nomeou o engenheiro Mauro José Corbellini para o cargo de diretor técnico executivo de Itaipu. Ele era coordenador de Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira, 27. A designação vale até 16 de maio de 2022. Desde março deste ano, a vaga à frente da Diretoria Técnica Executiva da margem brasileira estava desocupada. Antes de Corbellini, comandou a pasta Airton Dipp.
Leia mais: Indefinição de Lei do Gás cria insegurança no Paraná
Mauro José Corbelini, de 73 anos, é engenheiro eletricista, formado em 1967 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalhou na implantação do sistema de telecomunicações da Telepar, no início da década de 1970; atuou em projetos de diversas usinas do Paraná, com ênfase na interligação do sistema elétrico.
Trabalhou no Banco Mundial, desenvolvendo projetos em todas as regiões do Brasil; e com a Organização dos Estados Americanos, em um projeto de preservação de bacias hidrográficas. Aposentou-se em 1997, mas continuou trabalhando – acompanhou a construção da fábrica da Renault no Paraná e de diversas outras montadoras em outros estados do país.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”