Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que a terceirização e a contratação temporária são dois recursos amplamente utilizados nas cidades paranaenses – e não somente em situações de calamidade pública. De acordo com o levantamento, 70,6% dos municípios pesquisados no estado terceirizam algum serviço, enquanto outros 66,3% têm funcionários contratados de forma temporária (veja mais detalhes no infográfico).
ESTADO LEVE E ÁGIL: Uma chance para a pauta liberal
O que mais levou os municípios paranaenses a terceirizar os serviços foram ganho de eficiência (opção escolhida por 145 municípios) e redução dos gastos públicos (141).
A pesquisa, realizada entre agosto e outubro de 2018, foi respondida por 395 dos 399 municípios do Paraná. Nos questionários, aplicados por telefone e também enviados via fax e pela internet, a CNM realizou um panorama desse tipo de contratação nas cidades brasileiras.
LEIA MAIS: 6 ideias criativas para melhorar a gestão do serviço público
No caso do Paraná, o levantamento mostrou que a maior parte dos municípios (238) justifica contratações temporárias pela necessidade de possuir profissionais especializados em seu quadro de funcionários. Apenas 20 municípios apresentaram como justificativa situações de calamidade pública. A pesquisa não detalha os nomes das cidades nos resultados.
Áreas de contratação
Além de apresentar a quantidade de municípios que realizam contratações temporárias, o levantamento também apresenta a distribuição desse regime de trabalho nas atividades realizadas pelas administrações. Segundo os dados da CNM, no Paraná, a área que mais possui funcionários temporários é a da Saúde (208). Assistência Social (167) e Educação (146) aparecem em seguida.
A maioria dos municípios pesquisados (232), além disso, afirma que realizou a contratação temporária para suprir licenças, afastamentos, falecimentos e aposentadorias. Outros 194 disseram que demandavam serviços superiores à capacidade do quadro de funcionários. Vale lembrar que, nessa questão, os municípios poderiam selecionar mais de uma opção.
LEIA TAMBÉM: Alep exonera 1,5 mil comissionados. Gasto mensal com eles é de R$ 5,2 milhões
Eficiência e economia
Já no que diz respeito à terceirização, a pesquisa mostra que a quantidade de municípios paranaenses que a contrata é ainda maior (279). Os serviços que mais são terceirizados são os de conservação, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (189 municípios); e os de transportes (184 casos).
Veja os detalhes dos dados divulgados: