A Executiva Estadual do MDB no Paraná confirmou na noite deste domingo (5) que o deputado federal João Arruda será o candidato do partido ao governo do Paraná. A vice será a professora Eliana Cortez da Silva, presidente da Câmara de Ribeirão Claro, no Norte do estado. Até a publicação desta reportagem, os eemedebistas esperavam confirmar na chapa o apoio de SD, PDT e PCdoB. Ao Senado, o MDB buscará a reeleição de Roberto Requião.
De início, o MDB buscava uma coligação com o ex-senador Osmar Dias (PDT) ao governo do estado. Na última terça-feira (1º), porém, o pedetista rechaçou a possibilidade de se unir com Requião, tão próximo ao PT. Sem conseguir firmar outra aliança a não ser com o SD, Osmar acabou desistindo da candidatura na sexta-feira (3). Essa decisão ocorreu pouco após seu irmão, o senador Alvaro Dias (Podemos), candidato à presidência da República, confirmar aliança com outro candidato a governador no Paraná, Ratinho Jr. (PSD).
Em convenção no sábado (04), os pedetistas, ainda bastante abalados pela decisão pessoal de Osmar, defenderam a manutenção da candidatura própria. Há ainda a preocupação de garantir um palanque no Paraná para Ciro Gomes, candidato a presidente pelo partido.
Até a noite deste domingo, além de Arruda, os candidatos ao cargo de governador do Paraná eram a atual chefe do Executivo, Cida Borghetti (PP), que tem no PSDB de Beto Richa seu principal aliado; o deputado estadual Ratinho Jr., que foi secretário estadual do tucano entre 2015 e 2017; Dr. Rosinha, presidente do PT no Paraná; Jorge Bernardi (Rede), ex-vereador de Curitiba; Geonísio Marinho, presidente estadual do PRTB; Professor Ivan Bernardo (PSTU); e Professor Piva (PSol).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo