O padre em 2002, ano em que disputou as eleições para o governo do Paraná| Foto: Roberto Custódio/Jornal deLondrina

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 79 anos, o ex-secretário e ex-deputado federal Roque Zimmermann, conhecido como Padre Roque. Sofrendo de insuficiência pulmonar, ele estava internado no Hospital Santana Unimed, de Ponta Grossa, e será velado em sua residência. O sepultamento está marcado para a próxima segunda-feira (18), às 17h. Em nota, o Partido dos Trabalhadores (PT) afirma que Zimmermann passou por “um longo período de enfermidades”.

CARREGANDO :)

Nascido em Santo Cristo, no Rio Grande do Sul, Roque foi padre da Congregação Missionária Sagrada Família. Em 1987, filiou-se ao PT e, em 1992, tornou-se membro do diretório estadual do partido no Paraná. Dois anos depois, elegeu-se deputado federal, cargo que ocupou até 2002. Naquele ano, candidatou-se a governador do Paraná, obtendo o quarto lugar na disputa.

LEIA TAMBÉM: Eleição para a CCJ atesta declínio do poder de Nelson Justus na Assembleia

Publicidade

Após a derrota nas eleições, que foram vencidas por Roberto Requião (MDB), Padre Roque foi convidado para assumir a secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná. Ele permaneceu no cargo entre 2003 e 2006. Após a sua saída da pasta, surgiram denúncias de que salários de comissionados contratados pela secretaria eram destinados a caixa 2 eleitoral. Na época, ele negou as acusações, mas confirmou que havia uma “repartição” dos vencimentos dos funcionários – o que, segundo ele, seria uma forma de fazer “justiça social”.

Em 2007, ele se desfiliou do PT e, desde então, não concorreu mais a cargos políticos.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Repercussão

A morte do ex-deputado repercutiu nas redes sociais de políticos paranaenses. O ex-governador Roberto Requião comentou o falecimento no Twitter.

Publicidade

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também fez um post em memória do padre.

Professora Josete, vereadora em Curitiba pelo PT, lamentou o falecimento, também no Twitter.

LEIA MAIS: Ratinho nomeia filho de deputado para escritório em Brasília

Publicidade