Com apenas 4,5 mil habitantes, o município de Serranópolis do Iguaçu, no Oeste paranaense, conseguiu manter o bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Como ocorre desde 2013, a cidade obteve a maior média entre alunos das séries iniciais (1º a 5º ano) do ensino fundamental (EF) público do estado – que, de forma geral, vem avançando em um bom ritmo nos últimos anos.
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Ante uma média de 5,8 em todo o país e 6,5 no estado, Serranópolis do Iguaçu despontou com um Ideb de 8,7 pontos entre estudantes da primeira etapa do EF, segundo os dados divulgados nesta segunda-feira (3). Aplicado a cada dois anos, o Ideb avalia a qualidade do ensino básico no Brasil. Ou seja, quanto maior o índice, melhor o desempenho dos alunos.
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“O segredo é comprometimento dos professores”, avalia Cleri Siepmann Falkembach, 49, diretora da Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu. A instituição é a única do 1º a 5º ano da cidade e tem 309 crianças matriculadas, o que corresponde a 100% da taxa de escolarização para a faixa etária no município. Com o novo balanço, a escola conseguiu reter a posição de liderança alcançada em 2013, quando a média chegou a 8, e 2015, com nota 8,1.
De acordo com a direção, a diferença está no enfoque quase particular previsto pelas diretrizes da escola: os alunos são acompanhados diretamente, e a maneira como respondem aos métodos de ensino é que determina o tipo de orientação extracurricular do qual participar. “Os alunos do 4º e do 5º ano têm aulas no turno normal. Quem tem dificuldade ou defasagem recebe apoio pedagógico no contaturno e quem não tem, ainda assim, recebe aulas complementares de língua portuguesa e matemática”, explica a diretora. “Fazemos bastante cobrança e isso ajuda também”, completa.
DESEJOS PARA O PARANÁ: excelência em áreas essenciais
As avaliações com alunos do 1º a 5º ano mostram que o país avançou em todas as redes de ensino, alcançando um índice igual a 5,8. A meta proposta foi superada em 0,3 ponto. Especificamente no Paraná, a média desta etapa do ensino, que na maior parte é de responsabilidade dos municípios, vem crescendo desde 2005. De 4,6 naquele ano, a nota passou para 6,1 em 2015 e, agora, chegou a 6,5. A meta do Inep era de 6,2.
Alunos da rede municipal - que concentra prioritariamente as matrículas desta etapa na rede pública - subiram de 6,1 para 6,3 em comparação com 2015. Eles, inclusive, superaram a projeção do Inep, estipulada em 6 pontos.
As séries iniciais da rede estadual, com menos de 500 matrículas, tiveram um Ideb de 4,6. A meta era de 4,8. Já na rede privada, a média passou de 7,2 para 7,4 – ainda 0,2 ponto abaixo da projeção do Inep para o ano, de 7,6.
Pela atual divisão da gestão da educação básica, são de responsabilidade dos municípios as séries iniciais (1º a 5º ano) do Ensino Fundamental. Já os anos finais (6º ao 9º ano) do EF e o Ensino Médio são geridos pelos estados.
Séries finais e ensino médio
Nas séries finais do EF, que vão do 5º ao 9º ano, o Paraná chegou a uma nota de 4,9. Em 2015, o indicador foi de 4,6. Mesmo com o avanço, a meta era de 5,1. Na rede pública, os alunos ficaram dois décimos abaixo do que previa do Inep: a previsão era de 4,8 e o atingido foi 4,6. Estudantes de escolas particulares atingiram uma média de 6,7. A projeção pera eles era de 7,2.
Mas o maior gargalo está no ensino médio. Pela terceira vez seguida, o resultado das avaliações desta etapa no Paraná ficou abaixo do esperado. O novo índice total do ensino médio, que leva em conta escolas públicas urbanas e escolas privadas urbanas, é de 4 – o mesma atingida em 2011. A média supera em apenas um décimo a registrada em 2015, que foi de 3,9, e ficou a exatamente um ponto da projeção estabelecida pelo Inep para esta edição, que era de 5.
Em 2007, 2009 e 2011, o estado tinha atingido as metas. O revés veio a partir de 2013, quando houve queda na qualidade de ensino e as projeção não foram mais alcançadas deste então. Até agora, a maior média do ensino médio paranaense na série histórica do Inep foi em 2009, com nota de 4,2.
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