A desvalorização do preço de revenda de carros usados no Paraná vai fazer com que o IPVA de 2018 tenha um valor menor. Em média, segundo dados do governo do estado, o imposto para quem manteve o mesmo veículo de um ano para o outro sairá 3,46% mais barato do que o de 2017. Apesar disso, em valores totais, o governo estima coletar R$ 3,2 bilhões, montante 3,57% maior que o arrecadado neste ano.
CALENDÁRIO: Governo do Paraná divulga datas para pagamento do IPVA 2018
O valor médio de mercado, usado como base para a cobrança, é determinado por uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A redução definida pelo levantamento varia conforme a marca, modelo e ano de fabricação dos carros. Uma das maiores quedas é a do Kia Sportage EX3 2.0G4, fabricado em 2010, com 45,86%. Entre os carros mais populares no Paraná, destacam-se o VW/GOL 1.0, fabricado entre 2008 e 2012, com imposto 14,97% menor, e o Fiat/Uno Mille Fire Flex, fabricado de 2005 a 2007, com 7,53% de diferença para 2017.
ANISTIA: Deputados aprovam perdão de dívidas de IPVA no Paraná
Os boletos que serão enviados aos proprietários de veículos emplacados no Paraná trarão os dados dos automóveis, valores de imposto, forma de pagamento e as guias para recolhimento à vista (com desconto) ou da primeira e da segunda parcelas, que poderão ser pagas em qualquer banco. Os pagamentos de 2018 serão recebidos a partir do dia 10 de janeiro para quem quitar o imposto à vista e de 22 de janeiro para aqueles que preferirem o parcelamento em três vezes. Quem pagar em parcela única terá 3% de desconto.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais