O Luz dos Pinhais – Natal de Curitiba vai repetir, em 2018, o modelo de financiamento iniciado pela prefeitura da capital no ano passado. Desta vez, o evento foi ampliado – assim como os investimentos. O Executivo tem editais abertos para gastar até quase R$ 815 mil com a programação de Natal, mais do que o dobro do que foi investido em 2017. Já as empresas patrocinadoras, de acordo com o Instituto Municipal de Turismo (IMT), aplicarão aproximadamente R$ 2 milhões. No ano passado, toda a programação custou R$ 1,2 milhão.
A parte investida pela gestão de Rafael Greca (PMN) será dividida, segundo os editais publicados pelo IMT, em quatro ações. A mais cara é a instalação de três árvores de Natal e de contornos iluminados em pontos turísticos da cidade, que podem custar até R$ 593,5 mil. A decoração ficará em pontos como o portal de Santa Felicidade, o Farol do Saber Machado de Assis e o Parque Tanguá.
O Executivo também investirá até R$ 181,5 mil para manter, durante o período do Natal, um carrossel montado em frente à Praça Tiradentes. O brinquedo – que, pela exigência da prefeitura precisa ter “estilo europeu ou vienense com pelo menos 50% dos assentos tipo cavalinhos” – funcionará de terça a domingo, entre 14h e 21h, com entrada gratuita.
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Além dos dois editais mais custosos, a prefeitura também lançou outras duas concorrências para cobrir gastos mais baixos. Um deles destina até R$ 26 mil na compra de camisetas e aventais promocionais do Natal de Curitiba, que serão utilizados pela equipe organizadora, pelos feirantes e pelos integrantes dos corais que se apresentarão no evento. Outros R$ 13,5 mil serão destinados a cartelas adesivas em formato de árvore de natal, que serão destinados às crianças da rede de ensino municipal.
Iniciativa privada
Os investimentos dos patrocinadores, por sua vez, tiveram como contrapartida a exposição das marcas nos materiais de divulgação do Natal. Entre os principais investidores, os supermercados Condor patrocinaram a decoração nas regionais e no Centro Histórico, além de árvores de Natal no Centro Cívico e em Santa Felicidade, de estrelas nos bosques do Alemão e do Papa, da iluminação no Lago Azul e da guirlanda e das flâmulas no Mercado Municipal.
Já a Electrolux investiu na Vila de Natal, que inclui uma feira e uma roda gigante na Praça Santos Andrade. A Caixa Econômica Federal, por sua vez, é responsável pelos espetáculos do Auto de Natal do Centro Histórico, enquanto a Volvo Bus Latin América patrocinou as árvores de Natal do Parque Barigui e do Memorial.
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“Do ano passado para cá, fomos procurados por muitas empresas que queriam investir no Natal de Curitiba. Não foi uma movimentação só nossa, o que consolida o caminho que estamos percorrendo”, diz Tatiana Turra, presidente do IMT. Segundo ela, no ano passado a programação de Natal movimentou R$ 53 milhões em Curitiba, com estimativa de público de 300 mil pessoas nos principais eventos.
Para 2018, a expectativa é de crescimento da receita e do público. “Em 2017 o Natal foi organizado em apenas quatro meses. Dessa vez, conseguimos antecipar algumas ações de divulgação e vamos aproveitar para fazer uma pesquisa de demanda turística ao longo dos eventos”, explica Tatiana.
A programação completa do Natal de Curitiba está no site oficial do evento.
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