A 54ª edição do podcast Pequeno Expediente aborda três assuntos que movimentaram a política paranaense na última semana: a proposta da governadora Cida Borghetti (PP) para que os servidores do estado façam teletrabalho; a decisão judicial que suspendeu a cobrança de pedágio na praça de Jacarezinho; e ações contraditórias do Tribunal de Contas que mostraram o que há de melhor e pior nos órgãos públicos.
Na reta final de seu governo, Cida encaminhou um projeto à Assembleia Legislativa que libera servidores para trabalharem de casa. A expectativa é que com a medida até 30 mil dos 138 mil funcionários efetivos do estado – comissionados ficarão de fora da regra − possam optar pelo chamado teletrabalho. O controle da prestação do serviço será feito mediante o cumprimento de metas. Por enquanto, não há estimativa da economia que a medida traria aos cofres públicos.
Já sobre os pedágios, a grande novidade foi o fato de as cancelas da praça de pedágio da Triunfo/Econorte na BR-369 e BR-153 na divisa entre Jacarezinho, no Paraná, e Ourinhos, em São Paulo, terem sido liberadas na tarde desta sexta-feira (23). A suspensão da cobrança ocorreu após uma determinação judicial assinada pelo juiz Rogério Cangussu Dantas Cachini, da 1ª Vara Federal de Jacarezinho. A liminar foi concedida a pedido do Ministério Público Federal, por suspeitas de corrupção mostradas na Operação Lava Jato.
Por fim, no Tribunal de Contas a semana começou com medidas interessantes para o aumento da transparência e do controle social no estado, mas terminou com a concessão de mais benefícios a servidores cuja média salarial é de R$ 22 mil.
O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.
Itamaraty de Lula lidera lobby pró-aborto na ONU com radicalismo inédito
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota
Bolsonaro diz que Congresso é mais importante que STF e pode reverter inelegibilidade
Copom eleva juros e dá bronca no governo mais uma vez
Deixe sua opinião