Entre aqueles que abertamente já se colocam como pré-candidatos ao governo do Paraná em 2018, dois nomes se destacaram no levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (18) com exclusividade pela Gazeta do Povo. O deputado estadual Ratinho Junior (PSD) e o ex-senador Osmar Dias (PDT) aparecem com ampla vantagem sobre concorrentes, como a ex-deputada federal Cida Borghetti (PP), atual vice-governadora do Paraná, e o ex-deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS), no segundo mandato de prefeito de Guarapuava.
PESQUISA: Veja todos os cenários apurados pelo Paraná Pesquisas
Em um dos cenários estimulados pelo Paraná Pesquisas, Ratinho aparece em primeiro lugar com 35,2% das intenções de voto. Osmar surge logo na sequência, com 32,7%. Já os demais aparecem em um patamar inferior, distante da dupla: Cida surge com 4,7%; o ex-deputado federal Dr. Rosinha, que pode ser o candidato do PT no pleito, aparece com 2,3%; Silvestri Filho tem 2,2%; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) Edson Campagnolo obtém 1,7%.
Ainda neste cenário, 16,7% das pessoas entrevistadas não votariam “em nenhum” dos nomes oferecidos pela pesquisa. Além disso, uma fatia menor, de 4,6%, alega que “não sabe”. O Paraná Pesquisas ouviu 1.520 eleitores, durante os dias 14 a 17 de dezembro de 2017. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem estimada de erro é de aproximadamente 2,5%.
Embora Ratinho apareça numericamente à frente de Osmar, um eventual segundo turno entre eles revela o contrário: o ex-senador ficaria com 42,3%, contra 40,5% do ex-secretário de Beto Richa (PSDB).
“A pesquisa aponta empate técnico entre eles [Ratinho e Osmar]. No caso da Cida, nós só vamos saber se a candidatura dela é viável ou não quando ela assumir o Executivo [a partir do afastamento de Beto Richa, caso o tucano queira disputar o Senado]. Hoje, o cenário é difícil para ela”, resume Murilo Hidalgo, à frente do Paraná Pesquisas.
Ratinho e Osmar só ganham um adversário, de fato, em um cenário no qual o senador Roberto Requião (PMDB) também aparece na disputa ao governo do Paraná: Ratinho fica com 29,4%; Osmar com 25,0%; e, em terceiro lugar, Requião, com 21,1%.
O presidente do PMDB no Paraná já sinalizou, contudo, que deve disputar a reeleição ao Senado, dando respaldo à candidatura de Osmar, com quem já se aliou nas eleições de 2010.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Deixe sua opinião