O plano de cargos e salários da Câmara de Curitiba poderia concorrer a um prêmio, caso alguém estivesse disposto a homenagear a forma mais simples de aumentar os gastos públicos sem que houvesse retorno para o contribuinte.
O repórter João Frey mergulhou nos gastos da Câmara e descobriu alguns dados impressionantes. A média da aposentadoria dos funcionários do Legislativo hoje passa de R$ 17 mil. Quatro vezes mais do que o benefício médio pago pela vizinha prefeitura.
No total, a Câmara gasta cerca de R$ 40 milhões ao ano para pagar as aposentadorias de apenas 181 pessoas. Isso porque, ao longo de suas carreiras, esses servidores foram tendo sua remuneração aumentada em 5% todos os anos, além da inflação.
No nono episódio do podcast Pequeno Expediente, João Frey comenta esse e outros dados com o apresentador Rogerio Galindo.
O podcast pode ser ouvido aqui no site da Gazeta do Povo ou no aplicativo de seu smartphone. Para assinar o programa e receber arquivos semanais com novos programas, basta procurar o podcast pelo nome no seu app favorito. Disponível para Apple e Android.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime