A programação de Carnaval em Curitiba pode mudar a partir de 2020. Na última semana, a gestão de Rafael Greca (PMN) anunciou que deve aplicar ao evento o mesmo modelo que vem sendo utilizado no Natal da cidade. Com isso, parte da festa deve ser bancada pela iniciativa privada – e não somente com recursos públicos, como tem sido feito atualmente.
Em 2019, a prefeitura investiu R$ 1,5 milhão no Carnaval. A expectativa é de que o mesmo montante seja angariado para a folia do ano que vem, por meio de um edital que está sendo elaborado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
LEIA TAMBÉM: Novo contrato para limpeza pública de Curitiba custará R$ 15 milhões por mês
A novidade foi anunciada na mesma semana em que o secretário de Finanças do município, Vitor Puppi, foi até a Câmara de Vereadores para fazer um balanço do último quadrimestre de 2018. Na ocasião, o secretário afirmou que o Executivo pretende criar um fundo com reservas fiscais para momentos de crise.
Em ritmo de Carnaval, os jornalistas João Frey e Giulia Fontes comentam as medidas da prefeitura de Curitiba no Pequeno Expediente desta semana. Ouça a análise:
O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.