A Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento deferiu o credenciamento de quatro empresas de transporte compartilhado que operam por meio de aplicativos de celular. Segundo publicação em diário oficial de quarta-feira (20), estão autorizadas a prestar o serviço em Curitiba as empresas Uber, Cabify, 99 Pop e Ecodrivers.
O credenciamento ocorreu a partir do recente decreto do prefeito Rafael Greca (PMN), que embasou a lei que regulamenta esse tipo de serviço e que estabeleceu as regras para que as empresas de aplicativos operem na capital paranaense.
A partir da publicação do credenciamento, as empresas têm 30 dias para que os seus veículos passem a ser identificados por meio de um adesivo. Além disso, dentro de um ano, os carros vinculados aos aplicativos devem se regulamentar à norma, que prevê que eles sejam registrados e emplacados em Curitiba.
Além disso, as quatro empresas credenciadas devem contabilizar os quilômetros rodados por cada um de seus veículos, a fim de pagar ao município preço público estabelecido na lei. Esse pagamento deve ser feito até o quinto dia útil de cada mês. Segundo a prefeitura, o preço público é cobrado das empresas como compensação de impactos, como a utilização comercial intensiva da infraestrutura viária da cidade, poluição atmosférica e deterioração das vias.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano