Dos 16 vereadores e ex-vereadores que assinam o pedido feito à Câmara Municipal para receber o 13.º salário retroativo ao período de 2013 a 2016, quatro se declararam contrários ao benefício durante a campanha eleitoral de 2016. Entre os que foram reeleitos e seguem na Câmara estão Julieta Reis (DEM) e Geovane Fernandes (PTB). Já Thiago Gevert (PSC) e Zé Maria (SD) foram parlamentares na legislatura anterior, mas não conseguiram a reeleição.
No restante do grupo, três haviam se posicionado favoráveis ao benefício durante a campanha eleitoral: Pier Petruzziello (PTB), Bruno Pessuti (PSD) e Jairo Marcelino (PSD). O restante dos então candidatos que agora pleiteiam o 13.º salário não respondeu ao questionário do Guia dos Candidatos da Gazeta do Povo, usado como base para este levantamento.
Por enquanto, o pedido dos vereadores foi feito diretamente à Câmara, para que o pagamento seja feito de forma administrativa. Caso a presidência da Casa indefira o benefício, o advogado Rodrigo Pironti, que representa os parlamentares, já informou que vai requerer o pagamento judicialmente, com correção monetária e incidência de juros.
LEIA TAMBÉM: Governadores se livram de investigações da Lava Jato no STJ; caso Richa segue tramitando
O presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB), ainda não se posicionou sobre o assunto. Por enquanto, há apenas uma nota que foi divulgada pela Comissão Executiva que diz esperar uma decisão do Tribunal de Justiça sobre o assunto antes de decidir o que será feito.
Entretanto, no mesmo levantamento feito pela Gazeta do Povo durante a campanha eleitoral de 2016, o então candidato Serginho do Posto declarou-se pessoalmente contrário ao pagamento do 13.º salário para os vereadores de Curitiba. Depois de assumir a presidência, entretanto, o tucano assumiu um discurso mais institucional ao longo do ano, afirmando que essa decisão seria tomada após longo processo de discussão com os vereadores da capital.
O que dizem os vereadores
A reportagem procurou os quatro vereadores e ex-vereadores que mudaram de posição em relação ao pagamento do 13.º salário, mas não obteve respostas sobre o tema.
Zé Maria, Thiago Gevert e Geovane Fernandes não quiseram falar e afirmaram que apenas o advogado do grupo está concedendo entrevistas sobre o tema. Segundo Zé Maria, há um acordo entre o grupo para que os vereadores que entraram com o pedido coletivo não falem com a imprensa.
Também foi procurada a vereadora Julieta Reis, que não atendeu às ligações da reportagem. Segundo informações da assessoria da parlamentar, em contato no dia 6 de novembro, ela havia viajado a Paranaguá após participar da sessão plenária.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião