O governador Beto Richa (PSDB) afirmou que espera para esta quinta-feira (15) uma resposta da Companhia Paranaense de Energia (Copel) sobre o fim do contrato com a Caixa Econômica Federal, que suspendeu o pagamento da conta de luz nas casas lotéricas. “Recebi ontem ainda mais um pedido para intervir nessa situação para garantir tranquilidade à população que se utiliza desse serviço. A Copel vai me dar uma resposta no dia de hoje”, afirmou.
Na segunda-feira (12), dia do anúncio do rompimento, os deputados estaduais aprovaram por unanimidade um requerimento que pede a continuidade do pagamento de conta de luz em lotéricas. O requerimento foi entregue a Richa e aos conselhos gestores da Copel e da Caixa.
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Entenda o impasse
Segundo a Copel, o contrato foi renovado em janeiro deste ano com reajuste previsto com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e teria validade até janeiro de 2019. No entanto, de acordo com a companhia, em fevereiro a Caixa reivindicou um reajuste de 47% na taxa.
“Para a Copel analisar este aumento na taxa exigido pela Caixa Econômica é essencial que o banco forneça documentos que comprovem esta necessidade. No entanto, a Caixa Econômica ainda não os forneceu. Assim, visando a defesa dos seus clientes, a Copel está adotando as medidas possíveis para resolver este impasse”, informa a empresa. A Copel afirmou que o rompimento foi unilateral e vai recorrer da decisão na Justiça.
Em nota, a Caixa informou que, em função do aumento dos custos nas unidades lotéricas, iniciou em 2017 negociações com diversos clientes arrecadadores, dentre os quais a Copel. “Apesar de todos os esforços empreendidos pela CAIXA para a manutenção do serviço, a COPEL não consentiu com a proposta de realinhamento das tarifas e optou pela via judicial para tentar compelir a manutenção dos serviços, no que não logrou êxito”, afirma o banco.
“Em respeito à população paranaense, a CAIXA torna pública a interrupção da prestação do serviço de arrecadação das faturas da COPEL por meio dos Canais Lotéricos e de seus Correspondentes Bancários, em razão da inviabilidade econômica da sua manutenção. Esclarece ainda que seus clientes seguem realizando o pagamento das faturas nas salas de autoatendimento, no internet banking e por débito em conta”.
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