Dezenas de autoridades brasileiras receberam nesta quinta-feira (20) em Brasília a comenda da Ordem de Rio Branco, uma honraria distribuída pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB), e pelo senador licenciado Aloysio Nunes (PSDB-SP), que está à frente do Ministério das Relações Exteriores. Entre os homenageados, estavam três autoridades paranaenses, todos aliados do Planalto: o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB); o ministro da Justiça e da Segurança Pública, o deputado federal licenciado Osmar Serraglio (PMDB-PR); e o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), que exerce o mandato como suplente, no lugar de Serraglio, após atuar como assessor especial do presidente.
Além de Beto Richa, outros 12 governadores estaduais também receberam a comenda - 11 pertencem a siglas aliadas. Para o tucano, a homenagem é “um reconhecimento pelo ajuste fiscal bem sucedido que fizemos no Estado”, segundo declaração reproduzida pela Agência Estadual de Notícias, órgão de comunicação do governo do Paraná. De acordo com o Palácio Iguaçu, a solenidade no Itamaraty era o único compromisso de Beto Richa em Brasília. Ele voltou ao Paraná ainda na quinta-feira.
Tesoureiros de campanhas citadas em delações têm cargos de destaque no governo Richa
Entre os chefes do Executivo, também estava Renan Calheiros Filho (PMDB), governador de Alagoas, e filho do líder da bancada do PMDB no Senado, Renan Calheiros, que ultimamente anda às turras com o presidente Temer.
Entre os parlamentares homenageados, estavam ainda o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o deputado federal Arthur Maia (PPS-BA), relator da reforma da Previdência.
A Ordem de Rio Branco foi instituída em 1963. São cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem.
Richa agradece a honraria em vídeo postado no Facebook