O governador Beto Richa (PSDB) confirmou o nome do atual procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Ivonei Sfoggia, para permanecer no cargo no biênio 2018-2020. A nomeação foi feita nesta quarta-feira (21). A cerimônia de posse está prevista para a primeira quinzena de abril.
Em eleição realizada na semana passada, Ivonei Sfoggia recebeu 625 votos. Além dele, a lista tríplice encaminhada para escolha de Richa tinha os nomes dos procuradores de Justiça Leonir Batisti (427 votos) e Marcos Bittencourt Fowler (419 votos). Dos 751 membros do MP-PR aptos a participar do pleito, 740 exercerem o direito a voto. Cada um deles podia optar por três nomes entre os cinco candidatos.
Currículo
Sfoggia integra o MP-PR desde 1990, quando ingressou como promotor substituto em São José dos Pinhais. Foi titular nas comarcas de Dois Vizinhos, Morretes, Paranavaí, Pato Branco e Curitiba, onde atuou na Promotoria de Justiça da Infância e Juventude e coordenou o Centro de Apoio Operacional da Promotoria da Saúde e da Promotoria das Comunidades. Por oito anos consecutivos, atuou como diretor-secretário da Procuradoria-Geral de Justiça.
Procurador-geral
O procurador-geral de Justiça é o chefe máximo do Ministério Público, com mandato de dois anos, permitida uma recondução. Ele é responsável pelas decisões administrativas da instituição e projetos de lei encaminhados à Assembleia Legislativa, e por assegurar a observância dos princípios indicados na Constituição Federal, Estadual e leis orgânicas e complementares.
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Bolsonaro chora e apoiadores traçam estratégia contra Alexandre de Moraes; acompanhe o Entrelinhas
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Brasil tem portas fechadas em comissão da OEA para denunciar abusos do STF
Deixe sua opinião