Servidores de setores da prefeitura de Curitiba estão trocando copos plásticos descartáveis pelos reutilizáveis e causando um impacto positivo nas compras feitas pelo poder público. Segundo a prefeitura, um levantamento nas secretarias da administração direta mostrou que, em 2018, foram comprados 36,6% copos a menos, o equivalente a 2,8 milhões de unidades.
De acordo com o poder público, o movimento começou por incentivo ou iniciativa própria dos servidores. No Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), por exemplo, cada um dos 90 servidores recebeu um copo de plástico resistente comprado pelo poder público para ser reutilizado – os produtos descartáveis foram abolidos no setor. O cálculo é de que em um mês do projeto, implantado em novembro de 2018, mais de 9 mil copos foram economizados.
LEIA MAIS: Aceno do governo Bolsonaro anima empresários paranaense
O trabalho de conscientização é feito em outras secretarias e órgãos, segundo a prefeitura. Na Urbs, que administra o transporte coletivo da cidade, o foco foram palestras e adesivos para conscientização. Na Fundação de Ação Social (FAS) Trabalho, os funcionários também receberam copos personalizados.
Compra de copos de plástico terá que continuar
O comportamento, porém, não irá fazer com que a compra de copos descartáveis seja abolida. Segundo a prefeitura, nas administrações regionais, por exemplo, são promovidos eventos e atendimentos junto ao público que impedem que seja suspensa a compra.
“Nestes casos, não é possível exigirmos que cada cidadão leve seu próprio copo quando for a uma unidade da prefeitura”, registrou a superintendente de Administração, Alessandra Paluski, no site da prefeitura.
LEIA TAMBÉM: Inauguração de aeroporto renova o fôlego do transporte aéreo no Paraná