A segurança pública foi o assunto dominante na última semana, tanto no Paraná quanto em todo o país. No estado, a revelação de que a Polícia Militar (PM) não chegou a tempo para atender um caso de violência contra a mulher gerou repercussão na sociedade e no meio político. Questionado sobre o assunto, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) atribuiu a falha da PM, que chegou somente quando um feminicídio já havia se concretizado, à falta de estrutura da corporação.
RECEBA diariamente pelo WhatsApp as principais notícias do Paraná
Como resposta ao problema, Ratinho afirmou que o governo estuda alugar viaturas para a PM, mas não sinalizou a possível realização de um concurso público para aumentar o efetivo. Já o secretário de Segurança Pública, general Luiz Felipe Carbonell , afirmou que uma sindicância vai apurar o que houve no atendimento ao caso de Daniela Eduarda Alves, morta pelo marido no dia 14 de fevereiro.
LEIA TAMBÉM: Caso Banestado não acabou em pizza – e seus erros foram lições para a Lava Jato
Outro assunto que dominou o noticiário, a tragédia em Suzano, onde atiradores mataram oito pessoas em uma escola, também teve desdobramentos no Paraná. Por conta do caso, Ratinho Junior decidiu antecipar a implementação do programa Escola Segura , em que policiais da reserva farão a segurança nas escolas estaduais. Inicialmente, 100 colégios, dos 2.143 existentes, serão atendidos pelo programa.
No Pequeno Expediente desta semana, as jornalistas Bruna Walter e Giulia Fontes comentam as repercussões do caso Daniela no governo do Paraná e a implementação do Escola Segura. Confira:
O Pequeno Expediente é um podcast sobre política paranaense com atualização semanal. Feito pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo, o programa fica disponível no site do jornal e nos principais aplicativos para Apple e Android.
LEIA MAIS: Instituto busca doações para financiar inovação em saúde no Paraná
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Deixe sua opinião