• Carregando...
Lula e Sergio Moro ficarão frente a frente pela primeira vez no dia 3 de maio | Paulo Pinto/Agencia PT
Lula e Sergio Moro ficarão frente a frente pela primeira vez no dia 3 de maio| Foto: Paulo Pinto/Agencia PT

Em menos de um mês, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Curitiba para prestar depoimento ao juiz Sergio Moro, no processo em que é réu sobre a compra de um tríplex no Guarujá no âmbito da Lava Jato. O primeiro encontro entre os dois, que será no dia 3 de maio, já movimenta as redes sociais com a multiplicação de eventos favoráveis e contrários à Lula – e também de apoio à Moro: ao menos onze eventos para o dia 3 de maio já foram criados no Facebook.

Essa será a primeira vez que Lula e Moro estarão frente a frente. O petista depôs uma única vez ao magistrado por videoconferência como testemunha de defesa do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, em novembro do ano passado.

Movimentos de esquerda já declararam que esperam reunir ao menos 50 mil pessoas de todo o Brasil para defender o ex-presidente. Agora, petistas e movimentos sociais estão organizando o ato de apoio à Lula.Um evento de convocação foi criado no Facebook. “Paranaenses de todas as regiões do estado e brasileiros e brasileiras de todos os cantos do país têm encontro marcado dia 3 de maio em Curitiba para manifestar seu irrestrito apoio e sua solidariedade ao ex-presidente Lula”, afirma o convite para o ato.

Assinam a convocação a CUT, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, a Frente Brasil Popular, o Comitê de Defesa da Democracia, do Estado de Direito e de Lula e os Amigos do Ex-Presidente Lula. “Hoje no Brasil, defender os direitos de Lula é defender a democracia e o estado de direito. É defender a liberdade e a cidadania de todos os brasileiros”, diz o convite. O evento com mais confirmações é organizado pela Frente Resistência Democrática – cerca de 1,6 mil pessoas confirmaram presença no ato.

Os atos contrários a Lula e de apoio à Sergio Moro estão mais pulverizados. Há pelo menos três eventos com mais adesões, organizados pela página República de Curitiba, Movimento Curitiba Contra Corrupção e Movimento Brasil Livre (MBL) .

Militância em peso?

Líderes petistas também têm manifestado a intenção de ir a Curitiba e convocados os simpatizantes da legenda. Na noite de terça-feira (5), ao discursar em jantar de parlamentares em apoio à sua candidatura à presidência do PT, o senador Lindbergh Farias (RJ) afirmou. “Lula não está acima da lei, mas não está abaixo da lei. É por isso que nós vamos lotar Curitiba no próximo dia 3 de maio. Para mostrar a força do povo”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]