O presidente Jair Bolsonaro foi eleito prometendo não se render ao que ele chama de “velha política”. Em nome desse compromisso, entrou num atrito com Congresso que ameaça o sucesso de seu próprio governo. Bolsonaro trocou farpas com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), viu aprovada uma inesperada proposta de emenda constitucional que engessa ainda mais o orçamento federal e passou a ter sua capacidade para aprovar as reformas questionada. O Podcast República, programa semanal de política da Gazeta do Povo, discutiu: a nova política de Bolsonaro vai virar apenas crise política? E mais: o presidente corre risco de não terminar o mandato?
Os jornalistas Olavo Soares, Fernanda Trisotto e Renan Barbosa, com a mediação de Fernando Martins, analisaram se falta habilidade política para Bolsonaro negociar com o Congresso ou se o problema são os parlamentares, que estariam colocando a “faca no pescoço” do presidente para exigir cargos e verbas.
Ouça à íntegra do podcast
O Podcast República também avaliou as possíveis consequências da deflagração de uma crise política neste momento: quais projetos do governo que podem a ser rejeitados no Congresso. Outra discussão foi sobre o próprio futuro do governo Bolsonaro. De um lado, já há sinais de que ele pode vir a ter seu mandato ameaçado. De outro, que o presidente pode cair na tentação de recorrer às massas para “emparedar” o Congresso.
OUÇA TAMBÉM: A nova relação Brasil-EUA é complexo de vira-lata ou aliança estratégica?
A estratégia da pressão popular vem sendo defendida por círculos bolsonaristas nas redes sociais como forma de implantar a “nova política”. Mas no Congresso, já há quem fale em adotar o parlamentarismo – uma conversa que surge em momentos de crise para “isolar” um “presidente problema”. Já o setor produtivo e os mercados começam a ter dúvidas na capacidade de Bolsonaro para promover as mudanças necessárias na economia – o que seria o primeiro passo para reavaliarem sua posição de manter o apoio ao governo. Os jornalistas da Gazeta do Povo discutiram se a possibilidade de Bolsonaro não terminar o governo é real.
LEIA MAIS: Mourão causa mal-estar no governo e cria dúvida: ele é amigo ou inimigo de Bolsonaro?
Os jornalistas também analisaram qual foi o papel do uso das redes sociais de Bolsonaro na deflagração da crise com o Congresso e se os líderes que o presidente escolheu para fazer sua articulação política estão atrapalhando o governo.
O programa terminou com a discussão sobre o que o país precisa fazer para efetivamente implantar uma nova política.
Deixe sua opinião