As ações da Eletrobras dispararam depois do anúncio de que a empresa será privatizada. Os papeis ON, com direito a voto, subiram 33% na manhã desta terça-feira (22) na B3 (antiga Bovespa). Às 11 horas, eles eram negociados a R$ 18,80. Os papéis PN (preferenciais), tiveram uma alta de 19%.
O anúncio da privatização da companhia foi feito após o fechamento do mercado no início da noite de segunda-feira. O governo não deu detalhes de como seria feito o processo de venda de sua participação na empresa, nem de qual seria a abrangência do negócio.
Na manhã desta terça, a equipe econômica deu uma entrevista coletiva para explicar como será o processo. O Ministério de Minas e Energia ainda não tem a modelagem da venda, mas declarou que mantém a ideia de venda de seis distribuidoras no Norte e Nordeste do país para reduzir o endividamento da companhia.
Uma das consequências da medida provisória de 2012 que mudou as regras do setor elétrico, o endividamento da Eletrobras chegou a 9 vezes sua geração de caixa no ano passado. Com ajustes feitos desde então, a dívida caiu para 4,5 vezes a geração de caixa. A venda das distribuidoras deve dar um alívio extra.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink