Eleito com mais de 57 milhões de votos, Jair Messias Bolsonaro (PSL) toma posse na Presidência da República para um mandato de quatro anos, nesta terça-feira (1º), em cerimônia na capital federal. Ele é o 38.º presidente da história do Brasil e o 5º mandatário eleito pelo voto direto desde a redemocratização do país, depois de 21 anos de governos militares escolhidos indiretamente.
Curiosamente, a posse de Bolsonaro marca o retorno dos militares ao poder, desta vez pelas urnas. Capitão aposentado do Exército e admirador do regime militar (1964-1985), o novo presidente convidou vários oficiais da reserva das Forças Armadas para compor o seu governo. Inclusive o vice-presidente, o general Hamilton Mourão, que também será empossado nesta terça.
Ao vestir a faixa presidencial, Bolsonaro estará colocando fim a um período de 16 anos de governos do PT e de seus aliados. O novo chefe do Executivo é o símbolo da “nova direita” brasileira: liberal na economia e conservadora nos costumes, num fenômeno que tem potencial para mudar profundamente o rumo político e social do Brasil pelas próximas décadas.
O evento de posse de Jair Bolsonaro começa oficialmente às 14 horas, com cerimônias no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto, sendo finalizado com um coquetel no Palácio do Itamaraty para 2,5 mil convidados. Cerca de 500 mil pessoas devem acompanhar o ato histórico na Esplanada dos Ministérios.
A Gazeta do Povo acompanhou tudo em tempo real. Acompanhe abaixo à transmissão da TV NBR e logo em seguida ao tempo real da Gazeta:
Clique aqui e acompanhe o tempo real.PT se une a socialistas americanos para criticar eleições nos EUA: “É um teatro”
Os efeitos de uma possível vitória de Trump sobre o Judiciário brasileiro
Ódio do bem: como o novo livro de Felipe Neto combate, mas prega o ódio. Acompanhe o Sem Rodeios
Brasil na contramão: juros sobem aqui e caem no resto da América Latina